top of page

AMILCAR

Fundação: 1921 - Saint-Denis, Paris, França

FundadoresJoseph Lamy e Emile Akar

Último proprietário: Hotchkiss et Cie

Última sedeParis, França - Encerrada em 1939

Site: Não disponível

 

A Amilcar foi fundada em julho de 1921, na cidade de Paris, França, por Joseph Lamy e Emile Akar, que criaram um anagrama imperfeito de seus nomes para batizar o negócio. Seu primeiro veículo, o estiloso Amilcar CC, foi projetado por Jules Salomon e Edmond Moyet, e exibido pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris em outubro daquele ano. Naquela época, o governo concedia redução nos impostos sobre os automóveis com peso seco, inferior a 351kg, limite de duas pessoas e motor com no máximo 1100cc.

 

Veículos com essas especificações eram chamados de cyclecar, categoria na qual o CC, com seus 903cc, se encaixava perfeitamente. O cenceito do carro compacto levou a marca francesa ao sucesso imediato nas vendas, e como consequencia, um ano depois, em 1922, ela apresentava ao mercado o esportivo Amilcar C4.

 

Em 1924 os novos modelos CS e o CGSS foram fabricado sob licença na Alemanha como o Plutão, na Áustria como Grofri e na Itália como Amilcar Italiana. Tudo ia muito bem, até que em 1931, Akar e Lamy, foram persuadidos a fazer um acordo comercial com André Briès e Marcel Sée, para modificar o conceito de carros compactos da Amilcar. No final de 1933, durante a grande crise econômica, uma empresa de propriedade da Briès e Sée, chamada SOFIA - Societe financiere pour l'automobile, assumiu o controle efetivo da Amilcar, com intuito de reduzir a pressão financeira sobre o negócio, o que nunca aconteceu.

 

Em 1935, após acumular alguns anos de resultados decepcionantes, a empresa tentou se recuperar recorrendo à Hotchkiss et Cie, que havia assumido uma grande participação na "Sofia". A partir desse momento, Henry Mann Ainsworth, diretor de automóveis e Jean-Albert Grégoire engenheiro da Hotchkiss, produziram o Amilcar Compound, lançado em outubro de 1937, que fundiu a fabricação dos carros Amilcar e Hotchkiss.

 

O carro tinha design avançado, estrutura monocoque feita de alumínio e suspensão independente. Toda essa inovação exigiu um grande esforço e teve custo muito alto, tanto que o primeiro carro só foi vendido em 1939, com outros 64 produzidos durante os primeiros meses de 1940, antes da invasão alemã, ocorrida em maio, acabar com a produção de automóveis civis na região de Paris.

 

Um novo modelo com motor de 1340cc, estava pronto para ser lançado em outubro de 1939 no Salão do Automóvel de Paris, mas o evento foi cancelado, devido à intervenção da guerra que França e Grã-Bretanha declararam contra a Alemanha, e infelizmente, esse foi o fim da marca francesa de automóveis.

 

Curiosidade: Em 1927, a bailarina Angela Isadora Duncan, era passageira em um Amilcar CGSS, nas estradas de Nice, na frança, quando seu lenço de seda se prendeu na roda do automóvel, quebrando seu pescoço. Ela tinha 50 anos, quando perdeu a vida.

Logo Amilcar PNG.png
Joseph Lamy.jpg
Emile Akar.jpg
bottom of page