top of page

BUICK MOTOR COMPANY

Fundação: 1903 - Detroit, Estados Unidos

Fundadores: David D. Buick e Thomas D. Buick 

Proprietário atual: General Motors Company

Sede atualDetroit, Michigan, Estados Unidos

Sitehttp://www.buick.com/

 

A Buick é fabricante americana de automóveis, fundada em 1899, em Detroit, pelo escocês David Dunbar Buick. É considerada uma das marcas de automóveis mais antigas do mundo e a mais antiga em funcionamento dos Estados Unidos. Os primeiros dois automóveis Buick foram fabricados em 1899 e 1900, quando a empresa era chamada de Buick Auto-Vim and Power Company.  Em 19 de maio de 1903, a empresa passou a se chamar Buick Motor Company, e mais uma unidade foi produzida.

 

Os três primeiros veículos serviram como base para a linha de produção instalada em 1903. Em 1904 a Buick produziu 37 unidades do seu primeiro veículo, o Buick Model B. Esse número aumentou para 750 em 1905, 1.400 em 1906, 4.641 em 1907 e 8.800 em 1908, quando foi o carro mais vendido do ano, ultrapassando Oldsmobile, Ford e Cadillac. Seu sucesso inicial é atribuído principalmente ao motor OHV – Over Head Valve, patenteado por Eugene Richard e desenvolvido por David Buick.

Ainda em 1904, James H. Whiting, proprietário da Flint Wagon Works comprou a Buick e manteve David Buick como gerente geral da empresa. Infelizmente os planos de Whiting, não se consolidaram e em pouco tempo ele se viu sem capital. A solução, foi trazer William Crapo Durant como investidor e diretor do negócio. Durant era um dos sócios da Durant-Dort Carriage Company, que era a maior empresa de carruagens do país e uma das maiores do mundo. Sua visão empreendedora fez com que ele percebesse que os automóveis substituiriam as carruagens em pouco tempo, e entrar para esse negócio tornou-se seu objetivo principal.

Durant passou os quatro anos seguintes transformando a Buick na marca de automóveis mais vendida dos Estados Unidos. David Buick vendeu suas ações e deixou a empresa em 1906. Ele não voltou a indústria automobilística e morreu em circunstâncias modestas em 05 de março de 1929. Em 1908, com o sucesso da Buick, Durant fundou a General Motors, com o intuito de criar uma holding para outros novos negócios que estavam sob sua mira, por exemplo, a Cadillac, a Oakland e a OldsMobile.

 

Durant nunca pensou em unificar as marcas, ele queria que cada divisão da General Motors visasse uma classe específica de compradores, começando pelos mais abastados que prefeririam os Cadillacs e descendo para os Buicks, os Oldmobiles e os Oakland. Assim, ele poderia oferecer veículos para todas as classes sociais. Para economizar recursos, os veículos compartilhavam uma plataforma comum, chamada GM A. sob essa filosofia, durante a década de 1920, a Buick produziu veículos de vários portes. Um dos seus maiores modelos, foi o Buick Master Six, que tinha motor com seis cilindros em linha.

Em 1929, a General Motors, lançou a Marquette, uma nova marca projetada para reduzir a diferença de preço entre a Buick e a Oldsmobile, no entanto, a Marquette foi descontinuada em 1930. Todos os produtos Buick, Marquette e Oldsmobile compartilharam a naquele momento a recém-lançada plataforma GM B, que começou em 1926. Em 1931, a Buick lançou o motor OHV Buick Straight-8 de oito cilindros, e em 1939 se tornou a pioneira no uso dos sinalizadores laterais (piscas), que não apareceram em outras marcas até quase uma década depois. Todos os modelos daquele ano tinham uma alavanca para alertar sobre a mudança de rumo, na coluna da direção.

Pós Segunda Guerra Mundial

 

Como era comum, durante a segunda grande guerra, toda a produção da Buick foi destinada ao esforço de guerra, porém, com o final do conflito, veio um período marcado por grandes inovações tecnológicas, como por exemplo, a transmissão Dynaflow. Mais de 500.000 unidades foram vendidas em 1950 e em 1955 esse número chegou próximo dos 750.000.

 

No ano de 1953, em comemoração aos seus 50 anos, a Buick apresentou ao mercado, o Buick Skylark V8, e em 1959, três novos modelos icônicos foram lançados, o Buick Invicta, o Buick LeSabre, e o Buick Electra. O Electra 225 foi o carro oficial da corrida de Daytona 500 em 1960 e em 1963.

Em 1961, foi a vez do Buick Special, o primeiro automóvel da marca, equipado com motor V6, e respondendo aos anseios dos consumidores por carros potentes, em uma época onde a gasolina era barata, em 1963 foi lançado o Buick Wildcat, um coupe com linhas esportivas e um enorme motor V8 de 6,6 litros e 325 cv, e o Buick Riviera, que vendeu 1.1 milhões de unidades até o final de sua produção em 1999.

 

Em 1970, o Buick Estate tinha como opcional um pacote denominado GSX que aumentava o desempenho do carro para 455cv, em 1976 foi o último ano em que a empresa utilizou motores de bloco grande e nesse mesmo ano, um Buick Century foi usado como pace car na corrida de Indianápolis. Um ano depois, em 1977, mais de 770 mil veículos da marca foram vendidos, e esse numero passou para 795 mil em 1978, e as inovações não paravam. O coupê Buick Regal, recebeu um motor V6 turbocharged, em 1978 e o Buick Riviera S-Type, foi chamado de carro tendência do ano de 1979. Em 1983, as vendas ultrapassaram 810 mil unidades.

Os anos 1980 e 1990 foram marcados por alguns altos e baixos, a concorrência europeia e oriental foi um grande agente ofensor para os negócios, mas a boa administração da empresa pelo grupo General Motors, sempre manteve a saúde financeira para os negócios e a empresa prosperou, mantendo-se em grande forma, até os dias atuais.

 

 

Um novo século para a Buick

 

Nos anos 2000, os veículos compactos foram substituídos pelos crossovers / SUV, cuja popularidade estava em alta. Em 2000, a oitava e última geração do Buick LeSabre foi introduzida e permaneceu em produção até 2005. Em 2003, o carro-conceito Buick Centieme, comemorou o 100º aniversário da Buick Motor Division. Em 2004, a empresa apresentou o SUV de tamanho médio Buick Rainier. A partir de 2005, a Buick começou a consolidar sua linha e em 2008, reduziu-a a apenas três modelos, o Buick LaCrosse de 2005, o Buick Lucerne de 2006 e o ​​Buick Enclave de 2008.

 

Desde 2005, a GM consolidou gradualmente a Buick com a GMC e as antigas concessionárias Pontiac, para criar a atual rede Buick-GMC. Nos bastidores, a GM começou a transferir para a Buick, produtos planejados para outras marcas. Foi o caso do Opel Insignia que foi originalmente concebido para se tornar a segunda geração do Saturno Aura, mas se tornou o novo Buick Regal.

Em janeiro de 2009, a Buick apresentou o novo sedã Buick LaCrosse. O mercado respondeu comparando-o favoravelmente a modelos de luxo como o Lexus ES. Em 2010, o rápido crescimento das vendas, atraiu um público-alvo de clientes mais jovens. Para 2012, o novíssimo Buick Verano, juntou-se à linha.

A Buick também entrou no mercado híbrido com a introdução da tecnologia eAssist na versão de 2012 do Buick LaCrosse e do Buick Regal. Ambos apresentavam economia de combustível de até 38% em relação às versões comuns a gasolina. Enquanto isso, as vendas do crossover da Enclave continuaram fortes. Em 2015, o novíssimo conversível Buick Cascada estreou no North American International Auto Show, em Detroit. E em 2017 foi a vez do Buick LaCrosse 2017 ser exibido no Los Angeles Auto Show.

 

Para o ano modelo de 2018, a linha norte americana da Buick é composta pelo Buick Regal Sportback, Buick Lacrosse, Buick Cascada e Buick Regal GS. Um porta-voz da GM disse que a Buick está posicionada como uma marca "premium" para competir com a Acura, alguns modelos da Lexus, Volvo e Infiniti, enquanto a Cadillac é direcionada ao segmento de "luxo" que inclui a BMW, Mercedes-Benz e Audi. A Buick já vendeu mais de 38 milhões de veículos desde sua fundação. Seus automóveis são comercializados no Kuwait, China, Israel, Canadá, México, Qatar, Taiwan e é claro, nos Estados Unidos.

Os três escudos

 

O logotipo da Buick passou por 4 alterações e uma reestilização. Em1904, trazia a frase “Know All Over the Word”. Em 1905, passou a ser circular e além do nome “Buick”, também trazia a frase “The Car of Quality”. Em 1913, trazia apenas o nome “Buick”. Em 1959, apresentava três escudos representando os três modelos produzidos na época, Electra, Invicta e LeSabre. Em 1990 o logo já reconhecido como sendo de veículos de excelente qualidade, foi reestilizado, mas manteve sua essência anterior.

Logo Buick PNG
bottom of page