top of page

CADILLAC AUTOMOBILE COMPANY

Fundação:  1902 - Detroit, Estados Unidos

Fundadores: Henry Leland 

Proprietário: General Motors Company

Sede atualDetroit, Michigan, Estados Unidos

Sitehttp://www.cadillac.com/

 

Quando Henry Ford, faliu sua primeira empresa automotiva, chamada Henry Ford Company, Seus financiadores William Murphy e Lemuel Bowen, pediram para que o engenheiro Henry Martyn Leland de Leland & Faulconer Manufacturing Company, avaliasse as instalações e equipamentos da empresa de Ford, com a intenção de liquidá-la, mas ao invés disso Leland persuadiu a dupla a continuar fabricando automóveis usando o motor monocilíndrico que ele já produzia. Assim, uma nova empresa chamada Cadillac Automobile Company foi fundada em 22 de agosto de 1902.

 

O Cadillac Runabout and Tonneau, primeiro automóvel marca, foi produzido em outubro de 1902. Ele tinha um motor monocilíndrico de 10hp e lembrava muito uma carruagem sem cavalos e era praticamente idêntico ao Ford modelo 1903. A Cadillac exibiu os novos veículos no Salão do Automóvel de Nova York em janeiro de 1903. O veículo, baseado em precisão e confiabilidade, impressionou tanto os visitantes, que mais de 2.000 pedidos foram formalizados. O Cadillac era certamente, um veículo melhor que seus concorrentes.

Em 1905 a Cadillac fundiu-se com a Leland, formando a The Cadillac Motor Company. Desde de seus primeiros automóveis, a marca prezou pela engenharia de precisão e acabamentos de luxo, fazendo com que seus carros fossem classificados entre os melhores dos Estados Unidos. Em 1906 foi o primeiro fabricante americano a produzir um veículo totalmente fechado e em 1912, o primeiro a incorporar um sistema elétrico que permitia partida, ignição e iluminação interna.

Em 1909 a Cadillac foi comprada pelo conglomerado da General Motors (GM), e se tornou a divisão dedicada à produção de grandes veículos de luxo, e foi posicionada no topo da hierarquia de veículos da GM, acima de Buick, Oldsmobile, Oakland e, mais tarde, Chevrolet.

 

Em 1915, seu motor V8 com 70cv permitia que os seus carros chegassem a 65 milhas por hora ou 105 km. Isso foi mais rápido do que a maioria das estradas americanas suportavam naquele momento. Em 1928, seu novo motor V16 de 7,41 litros e 165cv, foi considerado o mais potente e mais silencioso dos Estados Unidos. O desenvolvimento dos seus motores V8, V12 e V16 ajudaram a tornar a Cadillac o “Standard of the World”, ou “Padrão do Mundo". Um modelo posterior do motor V8, com válvulas suspensas, estabeleceu o padrão para toda a indústria automotiva americana em 1949.

Em julho de 1917, o Exército dos Estados Unidos precisava de um carro confiável e após exaustivos testes na fronteira mexicana, escolheu o Cadillac Type 55 Touring Model. 2.350 dos carros foram fornecidos para uso na França por oficiais da Força Expedicionária Americana na Primeira Guerra Mundial.

Os Cadillacs anteriores à Segunda Guerra Mundial eram carros de luxo bem construídos, poderosos e produzidos em massa,  destinados a um mercado de classe alta. Na década de 1930, a Cadillac acrescentou carros com motores V12 e V16 à sua gama, muitos dos quais foram equipados com carrocerias construídas sob medida, para seu público extremamente exigente.

Em 1926, a Cadillac, contratou o design Harley Earl para uma consultoria pontual, mas a parceria deu tão certo que ele permaneceu na empresa e em 1928 se tornou o chefe da nova Divisão “Arte e Cores”, e continuou a trabalhar para GM, por mais 30 anos, até sua aposentadoria. Seu primeiro projeto foi o LaSalle, cujo nome foi dado em homenagem a explorador francês, René Robert Cavelier, Sieur de La Salle.

A Grande Depressão enfraqueceu a indústria automobilística, com o mercado de luxo declinando mais acentuadamente. Entre 1928 e 1933, as vendas da Cadillac caíram 84%. Nick Dreystadt, mecânico e chefe nacional de serviços da Cadillac, solicitou ao conselho administrativo que revisasse a política de preços da empresa para que a marca pudesse sobreviver, entre seus pedidos estava o de vender os automóveis aos americanos afro descendentes. Sua solicitação foi aceita e com isso as vendas subiram 70% em 1934. Dreystadt foi promovido e passou a liderar toda a Divisão Cadillac.

Em 25 de novembro de 1949, após várias inovações tecnológicas, a Cadillac produziu seu milionésimo carro, Um Cadillac Coupe DeVille. Esse mesmo modelo, estabeleceu um novo recorde de vendas da marca, com 100.000 carros entregues entre 1950 e 1951. Em 1951, a Cadillac começou a produção do tanque do exército M41 Walker Bulldog, que serviu nas guerras da Coréia e do Vietnã.

Em 1966, a Cadillac teve suas melhores vendas anuais, mais de 192.000 unidades, sendo 142.190 delas do DeVille, o que representava um aumento de mais de 60% em relação ao ano anterior. Essa marca foi superada em 1968, quando a Cadillac vendeu 200.000 unidades pela primeira vez.

 

O Cadillac Eldorado foi lançado em 1967, estabelecendo um novo padrão para carros de luxo. Seu design simples e elegante estava muito longe dos excessos dos anos 50. O sucesso da Cadillac se sobrepôs ao dos seus concorrentes, como por exemplo, a Lincoln. Seus motores cresceram de um 7,7 litros, em 1968, para um 8,2 litros em 1970. Em 1975 o air bag para motorista e passageiro, ou "Air Cushion Restraint System", como foram chamados, começaram a ser oferecidos em alguns modelos da marca.

Uma marca em ascensão nas vendas e na tecnologia

 

Os anos 70 viram novos e luxuosos modelos como o Cadillac Fleetwood, lançado em 1972. Os novos modelos ganharam uma condução mais suave, enquanto o peso do veículo, o equipamento padrão e o deslocamento do motor aumentaram. A Cadillac registrou vendas recordes em 1973 e novamente no final da década de 1970. Em maio de 1975, o Cadillac Seville, foi introduzida como concorrente do crescente mercado de importação e comercializado como "tamanho internacional".

 

Em 1977, os D-bodies da Cadillac tiveram um "downsizing" e perderam centenas de libras, pelas suas dimensões e motores menores. Com isso, a economia de combustível e o manuseio melhoraram sensivelmente. Em 1982, o Cadillac Cimarron foi apresentado como o primeiro carro compacto da marca. Em 1987, o novíssimo roadster Cadillac Allante de design Pininfarina, chegou ao mercado com o motor HT-4100 V8.

Na década de 1980 novos recursos tecnológicos foram aplicados aos carros da Cadillac. Os assentos elétricos com memória de posição, o computador de bordo com a função “Trip Computer”, os controles digitais para o aquecimento e o ar condicionado e até o sistema estéreo Delco / Bose, para fitas cassete, estavam disponíveis.  

 

Em 1991, Cadillac Introduzido o motor orthstar, produzidos pela General Motors de 1991 a 2010. Sua potência  e  desempenho   impressionantes,   deram origem ao “Orthstar System” um pacote de alto desempenho introduzido em meados de 1992, que incluía cronometragem de válvula, detecção de terreno para calibragem da suspensão, Freios ABS, entre outras inovações.

Em 1994, todos os modelos DeVille incluído um airbag padrão SRS frontal e lateral para o condutor, bem como os computadores de bordo que trazia informações importantes sobre veículo, como velocidade momentânea e temperatura exterior. O airbag dianteiro do lado do passageiro tornou-se equipamento padrão após um restyling em 1996, o que também trouxe um estilo exterior revisado e um novo sistema de segurança com a tecnologia antirroubo codificada “Theft Lock”.

Para 1997, O Cadillac Catera, um sedan de tamanho médio, foi introduzido como o novo modelo de entrada de Cadillac. O DeVille também foi redesenhado naquele ano. No final da década de 1990, a Cadillac entrou para o crescente segmento de utilitários esportivos. O Cadillac Escalade, lançado em 1999, foi comercializado para competir com o Lincoln Navigator e outras SUVs de luxo de várias marcas importadas.

A Arte e Ciência

 

Em 2000, a Cadillac introduziu uma nova filosofia de design do século 21 chamado de "Arte e Ciência", que incorpora, formas puras e contornos nítidos a um design arrojado e tecnologia de ponta. Esse novo conceito se ramificou para os sedans com tração traseira e nas quatro rodas, roadsters, crossovers e SUVs. Em 2005, o Cadillac STS foi lançado como o sucessor do Cadillac Seville. No ano seguinte, a STS recebeu o novo sistema Northstar da Cadillac, incluindo o motor DOHC L37 Northstar V8 de alumínio.

 

Em 2006, o Cadillac DeVille foi substituído pelo Cadillac DTS, que remonta a uma abreviatura usada em 1986, no pacote "DeVille Touring Sedan". Em seguida foi a vez do Cadillac Catera ser substituído pelo Cadillac CTS. A segunda geração do sedan Cadillac CTS-V com motor OHV 6.2L V-8 LSA foi introduzida em 2009. Em 2016, a marca americana lançou o Cadillac CT6. Ele foi o primeiro sedan full-size com tração traseira da marca desde o Cadillac Fleetwood de 1996.

Origem do nome Cadillac

 

O nome da Cadillac, foi dado em homenagem a Antoine de la Mothe Cadillac (1658 a 1730), um explorador, caçador e comerciante de álcool e peles francês, que veio para a “Nova França”, uma área da América do Norte que se estendia do atual leste do Canadá até a Louisiana, no Golfo do México. Cadillac alcançou várias posições de importância política na colônia. Foi comandante do Forte de Buade, atual St. Ignace, Michigan, em 1694, e em 1701, fundou o “Fort Pontchartrain du Détroit”, que se tornaria a cidade de Detroit, que ele comandou até 1710.

 

Seu conhecimento das costas da Nova Inglaterra e da região dos Grandes Lagos foi apreciado por Frontenac, governador da Nova França, e Pontchartrain, secretário de Estado da Marinha. Os jesuítas no Canadá, no entanto, criticaram sua perversão percebida dos povos indígenas da Ilha da Tartaruga, também conhecida como América do Norte, com seu comércio de álcool. La Mothe foi preso por alguns meses em Quebec em 1704, e novamente na Bastilha em seu retorno à França em 1717.

Logo Cadillac PNG
bottom of page