top of page
Logo Calthorpe PNG

CALTHORPE MOTOR COMPANY

Fundação:  1904 - Birmingham, Inglaterra

Fundadores: George William Hands 

Último Proprietário: Calthorpe Motor Co.

Última SedeBirmingham, Inglaterra - Encerrada em 1925

SiteNão disponível

 

A Calthorpe Motor Company, foi uma fabricante de bicicletas, motocicletas e carros sediada em Birmingham, Inglaterra. Sua historia começa em 1890, quando George William Hands e Arthur Cake fundaram a Hands and Cake, para fabricar bicicletas. Em 1897 o nome mudou para Bard Cycle Manufacturing Company e em 1901 para Minstrel Cycle Company.

 

Em 1904, Hands fez seu primeiro automóvel. Era um veículo leve, com motor de 10cv e quatro cilindros. Foi justamente no campo dos veículos leves que a empresa, que em 1906 mudou novamente seu nome para Minstrel e Rea Cycle Co, obteve seus maiores êxitos. Também em 1906, lançaram o primeiro veículo com o nome Calthorpe.

 

Seus veículos participaram com sucesso, de algumas corridas na França na série Coupe de l'Auto. Em 1909, em mais uma mudança de nome, a empresa passou a se chamar Calthorpe Motor Co Ltd e anunciava-se como criadora dos “Victorious Calthorpe Cars", ou "Carros Vitoriosos Calthorpe".

 

Em 1910 a empresa lançou o Calthorpe Minor 10 hp, com uma caixa de câmbio de 3 velocidades e eixo de transmissão que trouxeram certa notoriedade para a marca. Em 1920, sob a supervisão de Sr. J Mathews, a empresa produzia 50 carros por semana, que continuaram a ter uma excelente carroceria feita pela empresa subsidiária da Calthorpe, a Mulliners, adquirida em 1917.

 

George Hands deixou a empresa em 1922 para montar sua própria marca de carros na fábrica de motocicletas de Calthorpe, onde desenvolveu o motor de seis cilindros que foi montado por um curto período de tempo para o modelo Calthorpe 12/20. Em 1924, Hands retornou para a Calthorpe.

 

No final da década de 1920, as vendas do relativamente caro Calthorpe, estavam em declínio e a situação financeira se agravava a cada dia. Em 1924 a fábrica de Birmingham fechou, mas uma produção muito limitada continuou por um curto período de tempo. Uma última tentativa para manter a marca, veio em 1925 com o lançamento do Calthorpe 15/45, mas os esforços foram infrutíferos, e a empresa encerrou suas atividades após vender o último carro remanescente no estoque, em 1928. Cerca de 5.000 carros foram fabricados no período pós-guerra, e a produção pré-guerra é incerta. A venda de motocicletas se manteve até 1938.

bottom of page