top of page
Logo Cord PNG

CORD AUTOMIBILE COMPANY

Fundação:  1929 - Indiana, Estados Unidos

Fundador: Errett Lobban Cord

Último proprietário: Hupmobile e Graham-Paige

Última sede: Indiana, EUA - Encerrada em 1940

Sitehttps://www.cordrevival.com

 

A Cord Corporation foi uma empresa de automóveis de luxo sediada em Connersville, Indiana, Estados Unidos. Foi fundada e administrada por Errett Lobban Cord como uma holding para seus muitos interesses no segmento dos transportes, incluindo a também americana Auburn. Sua história é bastante curta, ela foi fundada em 1929 e encerrou suas atividades em 1932. Retomou a produção em 1936, mas fechou definitivamente em 1937. Durante sua curta existência, a empresa foi reconhecida pelos seus designs simplificados e tecnologia inovadora.

 

Sua primeira criação foi o Cord L29 de 1929, projetado por Miller Carl Van Ranst, que foi o primeiro carro americano com tração dianteira a ser oferecido ao público. Ele era equipado com um motor Auburn, de oito cilindros em linha, com 4.939cc que gerava 125hp, e uma transmissão de três marchas. Embora fosse um carro cuja atenção aos detalhes era rigorosa, sua relação de peso e potência era ruim, e ele atingia apenas 130km/h, o que em sua época, o deixava abaixo de seus concorrentes.

 

Seu preço em torno de US$ 3.000, era competitivo com a Cadillac, Lincoln, Packard, Franklin e Stutz. E os automóveis Chrysler de 1930 copiaram vários elementos de seu estilo. Mas diferente das “Big Threes”, a Cord não conseguiu se sustentar nos negócios depois da grande depressão, e em 1932, encerrou suas atividades com apenas 4.400 unidades vendidas.

Tanto o próprio Cord L29, como veículos de outros fabricantes americanos e europeus de carroceria que usavam o L29 como base, ganharam prêmios em competições em todo o mundo.

 

Em 1935, durante uma tentativa de reviver a marca, Errett, contratou o designer Gordon M. Buehrig e sua equipe de estilistas, que incluía Vince Gardner e Alex Tremulis, e em 1936 lançou o Cord 810/812. Entre os atributos do novo veículo estavam a tração dianteira, a suspensão dianteira independente e transmissão semiautomática eletricamente selecionada de quatro velocidades.

 

O carro causou sensação no Salão do Automóvel de Nova York em novembro de 1935. As encomendas foram feitas no próprio stand, com Cord prometendo as entrega até o Natal. Porém, atrasos sistemáticos na produção fizeram com que as primeiras unidades fossem entregues apenas em abril de 1936. Outros problemas surgiram logo em seguida, como a falta de alguns equipamentos e problemas de aquecimento, e isso teve impacto devastador nas vendas que foram de apenas 1.174 unidades.

 

Como consequência dos problemas com o 810/812, a produção da Cord, cessou novamente em 1937. Um único protótipo modificado foi construído em 1938, mas nunca foi produzido em massa. A Cord Corporation, em meio a alegações de fraude financeira, foi dissolvida e tornou-se The Aviation Corporation que é conhecida até hoje como AVCO-Lycoming.  Errett Lobban Cord, mudou-se para Nevada, onde ganhou milhões em imóveis e outros negócios.

 

Em 1940 as montadoras Hupp Motor Company e Graham-Paige, compraram os projetos do Cord 810, e lançaram o Hupp Skylark e o Graham Hollywood. Mas a Hupp não possuía os recursos necessários para comercializar seus veículos e fechou suas portas em 1940 com apenas 450 unidades produzidas. Graham continuou a construir o Hollywood até 1941, quando também encerrou sua produção.

Em 1960, a U.S. Rubber Company e Gordon Buehrig, o designer original da Cord, se uniram para reprojetar uma versão em escala reduzida do corpo do Cord 810 e a levaram para Tulsa, Oklahoma. Em 1964 Wayne McKinley, um revendedor Chevrolet da cidade de O'Fallon, Illinois, ajuda a financiar a fabricação do novo Cord Sportsman 8/10, lançado em 1965, com motor Chevrolet. No entanto, a falha na supervisão financeira e a falta de experiência de fabricação dos envolvidos, condenam qualquer possibilidade de produção em massa do novo modelo, e a meta de fabricação de dez carros por dia nunca foi alcançada.

 

Novas dificuldades financeiras levaram a empresa à falência em 1967. No entanto, o carro com um design tão popular e atemporal não seria esquecido e em 1967, chamou a atenção de William Powell Lear, fundador e presidente da The LearJet Company em Wichita, Kansas. Ele se interessou pela falida Cord Automobile Company de Tulsa, Oklahoma, e com a ajuda de Howard Williams, adquiriu a empresa e fundou a Sports Automobile Manufacturing Company - SAMCO. O ex-vice-presidente de produção da LearJet, Bill Landers, lideraria o braço de produção da nova empresa, enquanto Howard Williams, presidiria as vendas, distribuição e relações com os revendedores.

O interesse da Lear na Cord, nasceu do anseio da empresa em equipar um automóvel com uma de suas turbinas, mas seus esforços foram posteriormente redirecionados para veículos de transporte de massa, em 1968, ostentando um novo corpo redesenhado, o Cord foi reintroduzido novamente no mercado americano. O Cord Samco, saiu da fábrica de Tulsa em dois modelos diferentes, o Warrior e o Royale.

 

Os carros vieram equipados com um motor Ford 302 ou com o motor Chrysler 440 Magnum, e cerca de 400 carros foram produzidos. Em 1971, Carl Renstrum, proprietário da fábrica da SAMCO, investiu milhões de dólares no projeto, e decidiu converter a fábrica de Oklahoma, onde eram produzidos os veículos, e encerrou a fabricação de automóveis Cord Samco. porém, Howard Williams despertou o interesse de Errett Lobban Cord e de Bill Lear, para a continuação do projeto de automóveis Cord.

 

A partir de 1974, alguns automóveis da Cord foram restaurados e vendidos com ajuda de Williams, que tentava viabilizar financeiramente a retomada do projeto, porem um incêndio nas instalações de Tulsa que armazenava o ferramental e peças da antiga linha de produção, destruiu praticamente tudo, restando a Williams, apenas um único automóvel. E com as mortes de Errett em 1974 e de Bill 1978, os esforços de Williams para a ressurreição da Cord chegou ao fim.

Em 1983, Gene Bicknell, ex-presidente e CEO da NPC International - National Pizza Company e amigo de Howard Williams, manifestou interesse no projeto e decidiu ajudar a preservar a história da Cord. O primeiro veículo Cord dessa nova fase, foi construído usando uma estrutura modificada e o motor do Oldsmobile Cutlass. Desde então, entusiastas da marca, utilizam novas tecnologias para manter os carros dos anos 1960 e 1970 vivos, e hoje, quase 90 anos após sua fundação, este automóvel fabuloso, através das suas muitas evoluções, continuam percorrendo estradas por todo o mundo.

bottom of page