
Fundação: 1931- Tóquio, Japão
Fundadores: Masujiro Hashimoto
Proprietário: Nissan - Datsun Go
Site: https://www.datsun.com/
Em 1911, o engenheiro Masujiro Hashimoto fundou a Kwaishinsha Co, na cidade de Tóquio no Japão, e em 1914 lançou um pequeno carro adaptado às ruas de Tóquio, que foi batizado de DAT-GO, que em tradução livre, seria “Carro DAT”. A sigla era um acrônimo dos sobrenomes de três investidores da empresa, Kenjirō Den, Rokurō Aoyama e Meitarō Takeuchi, e também passou a representar os princípios orientadores da empresa: “Durable, Attractive and Trustworthy” ou “Durável, Atrativo e Confiável”.
Em 1919, William Reagan Gorham, um engenheiro automobilístico americano que emigrou para o Japão, desenvolveu um pequeno carro de 3 rodas, que despertou o interesse de alguns empresários de Osaka, incluindo o presidente da Kubota, Ltd., que se uniram e criaram a Jitsuyo Jidosha Co. Ltd. para produzi-lo. Até 1926, quando Hashimoto uniu a Kwaishinsha Co, com a Jitsuyo Jidosha Co, formando a Dat Jidosha Seizo Company, foram produziu cerca de 100 unidades do modelo Gorham de 3 e 4 rodas e cerca de 200 unidades do modelo Lila, que ganhou esse nome por ter a carroceria roxa como as flores da planta Lilás.
O Lila, lançado em 1923, era equipado com motor de 1260cc, tinha 2 cilindros em V, que desenvolvia 8,4hp e atingia 56km/h. Era um veículo de quatro rodas, com capacidade para até quatro ocupantes, criado especificamente para ser um meio prático de transporte, dadas as condições das estradas do Japão naquela época. Estava disponível nas versões, sedan, conversível, roadster e Pickup. Esse modelo foi influenciador para o design de muitos dos Datsuns posteriores.
Em 1930, o governo japonês criou uma portaria que permitia que carros com motores de até 500cc fossem conduzidos sem licença. Aproveitando essa oportunidade, em 1931, a DAT se afiliou à Tobata Foundry Co. de propriedade de Yoshisuke Aikawa para projetar um novo carro de produção em massa, que fosse leve, econômico, durável e adequado ao novo segmento do mercado local. O nome dos novos veículos deveria fazer alusão ao termo “Son of DAT”, que traduzindo para o português seria “Filhos da DAT”, assim eles foram batizados de “Datson”.
O primeiro protótipo Datson com 495cc, foi concluído em 1931 e batizado de Datson Type 10. Aproximadamente, dez unidades foram vendias no mesmo ano. No ano seguinte, o modelo melhorado recebeu o nome de Datson Type 11, e vendeu 150 unidades durante o ano 1932. Em 1933, as regras do governo foram revisadas e incluíram motores de até 750cc. Imediatamente a DAT aumentou o deslocamento de seu motor, chamando o novo modelo, não de Datson, mas de Datsun Type 12.
Em 1934, a Jidosha Seizo Company, se torna a Nissan Motor Company Ltd. O nome foi inspirado nas palavras "Nippon Sangyo" ou "Indústrias Japonesas". Em 1935, a empresa inaugurou uma nova fábrica na cidade japonesa de Yokohama, e seguindo o exemplo da Ford, estabeleceu sua primeira linha de produção. O veículo inaugural, chamado Datsun Type 14, trazia um motor de 4 cilindros que desenvolvia 15hp e chegava a 80km/h.
O primeiro Type 14, saiu da fábrica no dia 12 de abril de 1935, e em um ano, foram produzidas 3.800 unidades, das quais 53 foram exportadas. O carro era similar em estilo ao Austin Seven, o que ajudou muito as exportações, inicialmente para a Austrália, e em 1936, para a Nova Zelândia. No final de 1937, mais de 8500 unidades já haviam sido produzidas.
Em 1937, quando a guerra entre Japão e China foi deflagrada, a produção de automóveis de passageiros se tornou bastante restrita, e em 1938, a fábrica da Datsun em Yokohama, passou a produzir apenas caminhões para abastecer o Exército Imperial Japonês. Quando a guerra terminou, as forças de ocupação, mantiveram o controle da fábrica e a produção exclusiva de caminhões continuou. A produção de automóveis, só retornou em 1947.
Somente em 1955, quando as forças de ocupação devolveram o controle das fábricas para o Japão, a Datsun criou dois novos modelos internamente, o Datsun 110 e a Pick-up Datsun 120, ambos construídos sobre a mesma plataforma. Em 1957, foi lançado o Datsun 1000, da série 210, que trazia novas tecnologias adotadas a partir de um acordo com a Austin Motor Co. do Reino Unido. Um ano depois, esse carro passou a ser exportado para os Estados Unidos.
Em 1958, para provar a durabilidade do 210, Yutaka Katayama, chefe de marketing da empresa, inscreveu um dos seus veículos no "Australian Rally Championship", e em sua primeira participação, ele ficou em primeiro lugar em sua classe. Tal feito abriu as portas para apresentações lendárias da Datsun em corridas em todo o planeta, e colocou a marca definitivamente nas mentes e nos corações dos apaixonados pelo automobilismo.
Em 1959, o icônico Datsun Bluebird 310, foi apresentado aos consumidores. Seu sucesso foi suficiente para que a fabricante japonesa, abrisse a nova fábrica de Oppama, na cidade de Yokosuka, Japão, e estabelecesse em 1960 a Nissan Motor Corporation, nos Estados Unidos, e em 1961 a Nissan Mexicana S.A. Nesse momento os veículos exportados para esses países, ainda se chamavam Datsun. Em 1962 o BlueBird, já havia vendido 200.000 unidades e em 1964, 10.000 deles eram construídos todos os meses.
Durante a década de 1960, algumas poucas unidades de modelos específicos, exportados para os Estados Unidos, ostentavam o emblema Nissan, por exemplo, o 4x4 Nissan Patrol e o sedan Nissan Cedric. A escolha do nome Nissan, favoreceu a Datsun pela dissociação, por parte dos americanos, com a fabricação militar japonesa.
Em setembro de 1966, a marca japonesa lançou o Datsun Sunny B10, que foi um produto totalmente novo, construído em uma plataforma dedicada chamada de Serie "B". Estavam disponíveis na versão "Standard" e "Deluxe". No Japão, o carro foi vendido em um canal de vendas da concessionária, chamado Nissan Satio Store. O Sunny foi lançado no mesmo ano que o Toyota Corolla e Subaru 1000, marcando um momento importante do desenvolvimento da indústria automobilística japosesa.
Ainda em 1966, a Datsun venceu o East African Safari Rally e fundiu-se com a Prince Motors, dando à empresa a linha de modelos Datsun Skyline, bem como uma pista de testes, na cidade de Murayama. Em 1967 foi lançado o Datsun Bluebird 510 e em 1968 o legendário Datsun 240Z, que provou que carros esportivos acessíveis poderiam ser construídos e vendidos com lucro. O 240Z foi o carro esportivo número 1 em vendas no mundo.
A Nissan começou a exportar carros com a marca Datsun para o Reino Unido em 1968, quando carros estrangeiros eram raridade por lá. A Datsun foi particularmente bem-sucedido no mercado britânico, vendendo pouco mais de 6 mil carros até 1971, mas suas vendas aumentaram para mais de 30 mil no ano seguinte e continuaram a subir nos próximos anos, com produtos como o Datsun Cherry 100A e o Datsun Sunny 120Y, sendo os mais populares. Durante a década de 1970 e início de 1980, a Nissan frequentemente era a maior vendedora estrangeira no mercado da Grã-Bretanha.
No início dos anos 80, o emblema Datsun, foi gradualmente substituído pelo Nissan, e em 1986 a marca Datsun, deixou de existir. Aparentemente, a decisão foi tomada para fortalecer o nome da empresa Nissan, pois um único nome em todo o mundo aumentaria o alcance e em contraponto, o custo, das campanhas publicitárias. Além disso, os compradores em potencial teriam contato com um só nome quando viajassem para outros países. Também há rumores de que a decisão foi tomada com substancial envolvimento de ego, já que a ausência do nome Nissan nos Estados Unidos certamente irritava os executivos da Nissan que viam Toyota e Honda se tornarem palavras comuns para os americanos.
A mudança de nome custou à Nissan uma quantia na ordem de US$ 500 milhões, e incluíram mudança na sinalização em 1100 concessionárias, substituição dos emblemas dos carros, campanhas publicitárias entre várias outras despesas. Cinco anos após o fim do programa de mudança de nome, Datsun ainda permanecia mais familiar do que a Nissan.
Em 20 de março de 2012, foi anunciado que a Nissan reativaria a marca Datsun como uma marca para carros de baixo custo na Indonésia, África do Sul, Índia e Rússia. Em 15 de julho de 2013, quase três décadas depois de extinto, o nome foi formalmente ressuscitado. A Nissan disse que a reputação de valor e confiabilidade da marca ajudaria a ganhar participação nos mercados emergentes.
A marca ressurgiu em Nova Delhi, na Índia, com o lançamento do Datsun Go, em 2014. Os modelos Datsun são vendidos na Indonésia, Rússia, Índia e África do Sul desde então. Até 2016, a marca também ganhou os mercados do Cazaquistão, Bielorrússia e Líbano.































































