
Fundadores: William Richard Morris (10/10/1877 à 22/08/63 - 89 anos)
Local: Oxford. Inglaterra
Data: 28 de outubro de 1912
Nome na fundação: Morris Motors Limited
Situação BMC: A Morris foi integrada à British Motor Corporation (BMC)
Situação MG:, A BMC foi integrada a MG Motor
Proprietário Atual: A MG é uma subsidiária da SAIC Motor Corporation Ltd
Sede atual: Xangai, China.
Website: https://www.saicmotor.com/english/index.shtml
Desenvolvimento histórico
A Morris Motors foi fundada em 1912 e rapidamente se tornou uma das maiores fabricantes de automóveis do Reino Unido. Em 1952, a Morris Motors se fundiu com a Austin Motor Company para formar a British Motor Corporation (BMC). A BMC mais tarde se tornou parte da British Leyland Motor Corporation (BLMC) em 1968. Devido a várias reestruturações e dificuldades financeiras, a marca Morris foi descontinuada em 1984.
Nomes que contribuiram com a construção da Moris
Cecil Kimber - Engenheiro da MG, uma divisão da Morris.
Leonard Lord - Diretor-geral da Morris Motors, que desempenhou um papel importante na fusão com a Austin.
Alec Issigonis - Engenheiro que projetou o Morris Minor.
Sidney Enever - Engenheiro-chefe da MG.
George Harriman - Executivo que ajudou na transição para a BMC.
Aquisições e Fusões
Austin Motor Company (1952) - Formação da British Motor Corporation.
Leyland Motors (1968) - Formação da British Leyland Motor Corporation.
SAIC Motor Corporation (2005) - Aquisição da MG Rover Group, incluindo a herança da Morris Motors.
Principais automóveis produzidos
Morris Oxford (1913-1971) - Produzido em várias versões; famoso pela confiabilidade.
Morris Minor (1948-1971) - Cerca de 1.6 milhões de unidades produzidas; ícone britânico.
Morris Marina (1971-1980) - Cerca de 1.2 milhões de unidades produzidas.
Morris 1100/1300 (1962-1974) - Parte da série BMC ADO16; cerca de 2.1 milhões de unidades.
Morris Eight (1935-1948) - Modelo pré-guerra popular.
Morris Cowley (1915-1959) - Um dos primeiros modelos populares da marca.
Problemas Principais
-
Problemas Financeiros na Década de 1970 - Dificuldades que levaram à nacionalização.
-
Greves e Disputas Trabalhistas - Impactaram negativamente a produção.
-
Qualidade e Confiabilidade - Problemas com alguns modelos na década de 1970.
-
Concorrência Internacional - Aumento da concorrência de fabricantes estrangeiros.
-
Fusões Problemáticas - Integração difícil com outras empresas na British Leyland.
Curiosidades
-
O Morris Minor foi o primeiro carro britânico a vender mais de um milhão de unidades.
-
A Morris Motors começou como uma oficina de bicicletas.
-
O Morris Minor foi projetado por Alec Issigonis, que mais tarde desenhou o Mini.
-
William Morris foi criado visconde Nuffield em 1934.
-
O Morris Eight foi um dos carros mais populares do Reino Unido na década de 1930.
-
A marca Morris foi uma das pioneiras na produção em massa de automóveis no Reino Unido.
-
A Morris Motors teve uma produção significativa de veículos durante a Segunda Guerra Mundial.
-
O Morris Oxford foi usado como base para o Hindustan Ambassador na Índia.
-
O Morris Minor teve um design revolucionário para a época, com suspensão independente.
-
A Morris Motors também produzia motores de avião durante a Segunda Guerra Mundial.
-
O Morris Marina foi um dos carros mais vendidos no Reino Unido na década de 1970.
-
A Morris foi uma das primeiras a usar publicidade em larga escala para vender carros.












