Fundação: 1919 - Filadélfia, EUA
Fundador: William G. Henderson
Último proprietário: Indian Motorcycle Company
Última sede: Filadélfia, EUA - Encerrada 1926
Site: Não existe
A Ace Motor Corporation, foi uma fabricante de motocicletas fundada por William G. Henderson na cidade de Filadélfia, Pensilvânia, EUA, em 1919. Em seu curto período de vida ela fabricou apenas motocicletas de quatro cilindros em linha com todo o luxo que era possível. Essa não foi a primeira investida de William no mundo das duas rodas. Ele e seu irmão Thomas. haviam fundado anteriormente a “Henderson Motorcycle”, que foi vendida para a “Ignaz Schwinn Excelsior Motor Manufacturing & Supply Company”. Após da venda, William continuou trabalhando para a empresa, mas em 1919, por divergia em relação às opiniões da Excelsior, sobre o design das motocicletas, ele decidiu se demitir e explorar novas possibilidades.
Em outono de 1919, com o apoio de Max M. Sladkin da “Haverford Cycle Co.”, William fundou a “Ace Motor Corporation”, e como não poderia deixar de ser, suas motocicletas se assemelhava às Henderson em produção, o que poderia gerar problemas com as patentes detidas pelo concorrente.
Ele decidiu então, modificar o design da sua motocicleta, tornando-a mais luxuosa e confiável. A produção começou efetivamente em 1920. Porém, dois anos depois, em 11 de dezembro de 1922, William sofreu um acidente ao testar a nova ‘Ace Sporting Solo” e faleceu aos 40 anos, deixando um legado indescritível para o mundo das motocicletas.
Arthur O. Lemon, ex-vendedor de Henderson e chefe de produção da “Excelsior Motor Manufacturing & Supply”, deixou a empresa para substituir William, como Chefe de Engenharia da Ace. Sobre o comando de Arthur, em 1923 o modelo Ace XP-4, pilotado por Red Wolverton, atingiu a marca dos 208km/h ou 129m/h, estabelecendo um recorde para a época.
O feito foi tão impressionante, que a Ace, ofereceu um troféu e um prêmio em dinheiro para qualquer um que conseguisse quebrar o recorde da XP-4. O troféu e o prêmio em dinheiro, nunca foram reivindicados, até o fechamento da empresa.
A Ace Motor Corporation deixou de funcionar em 1926. Nos dois anos seguintes, a propriedade do nome, os direitos de produção e as instalações da Ace, mudaram de mãos duas vezes. Um dos proprietários, a “Michigan Motors Corporation”, retomou a produção por um curto período de tempo.
Em 1927 a empresa foi comprada pela “Indian Motocycle Company”, e a produção foi transferida para Springfield, Massachusetts. A motocicleta produzida na nova fábrica, foi comercializada como “Ace Indian” por um ano, em seguida o modelo começou a ser modificado e o nome Ace, foi descontinuado. As vendas da Indian de 4 cilindros, baseada na Ace, continuaram até 1942.







