Balkan Motorcycle
Fundação: 1957 - Lovech, Bulgária
Fundador: Dimitar Damyanov e equipe
Ultimo Proprietário: Balkan
Última Sede: Lovech, Bulgária- Final em 1975
Site: Não há
A Bulgarian Motorcycle Works foi uma fabricante búlgara de motocicletas, fundada em 1957 na cidade de Lovech, por uma equipe de engenheiros de aeronaves liderada por Dimitar Damyanov, que produzia as motos Balkan, com motores de 50, 75 e 250cc. Em 1975 a empresa lançou seu último modelo, a Balkan 250cc C-2, que tinha um motor de dois tempos e 1 cilindro e atingia a velocidade máxima de 110 km/h.
As primeiras motocicletas balcânicas foram projetadas com base nas alemãs DKW. Além de pequenos detalhes ornamentais, as motocicletas fabricadas entre 1956 e 1957 eram quase idênticas às DKWs, incluindo a mecânica e o motor. O design dos últimos modelos era parecido com as motocicletas tchecoslovacas de Jawa, mas o motor e a mecânica eram os mesmos.
Antes das motocicletas, a fábrica em Lovech, fez aviões entre 1941 e 1954. Depois que a produção de peças de avião foi descontinuada, a fábrica foi forçada a fabricar máquinas agrícolas para manter suas portas abertas. A proposta de Damyanov para uma motocicleta búlgara veio como um projeto de resgate para a fábrica e foi aprovada pelo Ministério da Indústria. A aprovação do governo búlgaro para fazer motocicletas para o público em geral era incomum porque entre 1944 e 1955 toda a importação e comércio de carros e motocicletas para clientes privados eram proibidas.
Em meados dos anos 1950, um empresário americano e importador de peças usadas da Volkswagen, descobriu as motocicletas Balkan enquanto estava na Bulgária a negócios. Ele planejou distribui-las através de sua empresa Valley Imports, de Detroit, oferecendo-as como “motos acessíveis”.
Inicialmente o governo federal dos EUA estava interessado nas motocicletas, mas depois de descobrir que elas eram feitas em um estado comunista, elas ordenaram que a Valley Imports cessasse a operação e destruísse os Bálcãs que possuíam em estoque. Naquela época, as importações de um país comunista eram consideradas contrabando, Isso fez com que a marca permanecesse no mercado local, até sua extinção em 1975.



