Fundação:1862 - Birmingham, Inglaterra
Último proprietário: Aberdale Cycle Co. Ltd.
Última sede: Chadwell Heath, Essex - Final em 1930
Site: Não existe
A companhia foi fundada em 1862 por William Bown, na cidade de Birmingham, Inglaterra, com intuito de fabricar peças para máquinas de costura, ferramentas, rodas de patins, entre outros. Muitos desses dispositivos foram patenteados por Bown e seus colegas. Em várias ocasiões, a empresa recorreu aos tribunais para tentar proteger essas patentes, nem sempre com sucesso.
Entre suas criações estava um rolamento de esferas para pedais de bicicletas e cubos de roda. A ideia foi patenteada e tornou-se o produto principal da empresa, que passou a usar a marca Æolus referenciando o deus grego dos ventos Éolo. Em 1893, a empresa tinha mais de 1.000 funcionários em várias oficinas, e perto de sua aposentadoria, William converteu o modelo de negócio para companhia limitada. Com o sucesso dos rolamentos Aeolus, a produção estava cada vez mais focada em peças de bicicletas, por isso, em 1896 a empresa era identificada como um fabricante de bicicletas.
Após a morte de William em 1901, seu primo de segundo grau, William A.R. Bown, assumiu a empresa e em 1903, adicionando um motor em uma de suas bicicletas, criou a primeira motocicleta da Aeolus, que foram fabricadas em pequena quantidade e tiveram a produção encerrada dois anos depois, em 1905. Em 1914, ainda baseada em Birmingham, a marca voltou a produzir um novo modelo de motocicleta, denominado Aeolus Summer Lane, que usava um pequeno motor Villiers.
Novamente, a produção foi brevemente interrompida pelo início da primeira guerra mundial. Em 1919, as motocicletas voltaram novamente para a linha de montagem, mas passaram a ser comercializadas como Bown ou Bown-Villiers para modelos maiores.
Em 1924, a fábrica mudou-se para Chadwell Heath, Essex. Nesse momento os administradores decidiram encerrar a produção de motocicletas e focar seus esforços nas bicicletas que aparentemente lhes rendiam melhores resultados. Esse poderia ter sido o fim da breve vida das Motocicletas Bown, mas em meados dos anos 1930, a empresa foi adquirida pela Aberdale Cycle Co. Ltd. William A.R. Bown manteve um lugar no conselho e na direção técnicas, e o nome Bown continuou a ser usado pela Aberdale em várias motos produzidas até os anos 1950.







