top of page

Bultaco Compañia Española de Motores

Fundação:1958 - Barcelona, Espanha

Fundador: Francisco Xavier Bultó Marqués “Paco”

Proprietário: HDW Enterprises

Sede: Barcelona, Espanha

Sitehttps://www.bultaco.com/

 

A Bultaco foi uma fabricante espanhola de motocicletas, sediada em Barcelona e fundada em 1958 por Francisco Xavier Bultó Marqués “Paco” que anteriormente ocupava o cargo de diretor da Montesa, que em 1957, após vários anos de crescimento constante e sucesso nas corridas de estrada, decidiu se mudar para instalações maiores. O processo de mudança demorou muito mais que o previsto e coincidiu com uma grande recessão na economia espanhola. Tal fato, trouxe à tona divergências entre Bultó e o diretor executivo e acionista majoritário da Montesa, Pere Permanyer. Permanyer, achava que a empresa deveria se retirar das corridas, mas Bultó, a força motriz por trás do programa de corridas e responsável por grande parte da engenharia da empresa, se opunha veementemente.

 

Não conseguindo chegar a um acordo, Bultó decidiu deixar a Montesa. A ideia de formar uma nova empresa surgiu alguns dias depois, quando Sr. Bultó foi convidado para uma reunião com vários ex-funcionários do departamento de corridas da Montesa, que haviam deixado a empresa, logo após a sua saída. Ávidos para voltar às corridas, convenceram-no de que sua melhor opção era formar uma nova companhia.

O nome Bultaco, é um acrônimo das quatro primeiras letras do sobrenome de Francisco, “BULTo” e as três últimas de seu apelido "pACO". O nome foi uma sugestão de John Grace, amigo de Paco e piloto da Bultaco. A palavra “CEMOTO” que se lê no logotipo, é outro acrônimo para "Compañia Española de Motores". Já o símbolo com o polegar para cima, veio depois que Paco testemunhou o piloto de motocicletas britânico David Whitworth dando o sinal para sua equipe para dizer que tudo estava bem.

Em 24 de março de 1959, durante uma coletiva de imprensa a Bultaco lançou sua primeira moto, a Bultaco Tralla 101 de 125cc. Apenas dois meses depois, a moto foi inscrita no Grande Prêmio da Espanha, levando sete dos dez primeiros lugares. Isso colocou a marca em destaque e fez com que a moto vendesse muito bem.

 

Embora tenham feito motocicletas para estrada, a empresa teve seu maior sucesso com modelos de competição off-road, como a Bultaco Pursang (1967 à 1981) para motocross, a Bultaco Matador para enduros, (1964 à 1979), a Bultaco Sherpa T, para competições, (1964 à 1985) e a Bultaco Astro para pistas curtas, (1971 à 1979).

 

Talvez o modelo mais famoso da Bultaco seja o Sherpa T, que revolucionou o esporte nos anos 1960. Naquela época, os pilotos europeus, usavam motos pesadas de quatro tempos. Julie Sammy Miller se juntou a Bultó para produzir uma moto leve de dois tempos que, de um dia para o outro, tornou suas concorrentes, obsoletas. Miller venceu o "Scottish Six Days Trial" em 1965 e repetiu o feito em 1967 e 1968. Ele também conquistou o European Trials Championship em 1968 e 1970. Tais conquistas proporcionaram um mercado lucrativo para a Bultaco nos anos que se seguiram e estimulou, tanto na Europa, como nos Estados Unidos, as competições de Trial.

A Bultaco dominou o World Trials Championship nos anos 70, conquistando oito título, além de vencer mais quatro vezes o Scottish Six Days Trial. Algumas histórias dizem que Tenzing Norgay, o incansável companheiro de Sir Edmund Hillary durante sua famosa primeira escalada do Monte Everest, usava uma Bultaco Sherpa T, em suas aventuras.

A empresa iniciou a exportação de motocicletas para os Estados Unidos, com a Bultaco Pursang, por se um modelo que poderia participar praticamente de qualquer tipo de competição off-road baseada em velocidade. Inicialmente seu motor tinha 250cc, mas durante sua fabricação, ela ganhou motores de 125, 360 e 370cc. A Bultaco Astro, também foi utilizada nas provas da AMA - American Motorcyclist Association, por grandes pilotos como Gene Romero, Kenny Roberts, Jay Springsteen e centenas de outras concorrentes de primeira classe.

 

Suas motocicletas foram exportadas para todo o mundo, mas seu maior mercado sempre foram os Estados Unidos, pois os preços praticados, permitiam que corredores aspirantes comprassem motocicletas competitivas sem que fossem necessárias grandes modificações. Isso ocorria porque os motores e transmissões Bultaco eram universalmente intercambiáveis ​​entre todos os modelos e como a empresa produziu cilindros, pistões, anéis e cabeçotes para todos os tipos de motores, as peças extras para reposição não eram necessárias como em outras marcas.

 

Devido à agitação industrial e às pressões do mercado, a produção da Bultaco foi interrompida em 1979. A fábrica retomou as atividades em 1980, mas não conseguiu se manter e fechou definitivamente em 1983. Em 1998, os direitos do nome Bultaco foram adquiridos por Marc Tessier, que o utilizou para impulsionar o lançamento de uma série de motocicletas para sua empresa, a Sherco Moto S.A.R.L. Em 2000, as motos passaram a ser chamadas de 'Sherco by Bultaco', e em 2001 o nome Bultaco foi abandonado por completo. A marca nos EUA é agora propriedade da HDW Enterprises, empresa de um especialista em peças e reparos para Bultacos vintage.

 

Uma nova série de motocicletas elétricas ostentando o nome Bultacos foi anunciada em meados de 2014 e suas vendas começaram em 2015. Desde então, a Bultaco produz essas motos em Barcelona, ​​na Espanha, no mesmo lugar da fábrica original de 1958.

Logo Bultaco PNG
Paco Bulto.jpg
bottom of page