top of page

CAGIVA

Fundação:1950 - Varese, Itália

Fundador: Cláudio Castiglioni

Último Proprietário: Cláudio Castiglioni

Última sede: Varese, Itália - Encerrada em 2012

Sitehttp://www.cagiva.it/

 

A Cagiva, foi fundada em 1950 por Giovanni Castiglioni em Varese, Itália, inicialmente para produção de componentes metálicos. O nome Cagiva é um acrônimo para Castiglioni, Giovanni e Varese. Em 1978, Claudio Castiglioni, filho de Giovanni, estimulados por seu gosto pelas corridas, decidiu iniciar um novo negócio para fabricação de motocicletas. No mesmo ano, a Cagiva comprou a Aermacchi, que até então era propriedade da AMF-Harley-Davidson.

 

Um ano depois, em 1979, a produção foi iniciada e a empresa atingiu uma produção anual de 40.000 motos, com oito modelos alimentados por motores de dois tempos variando de 125cc a 350cc. Muitos dos modelos da Harley-Davidson continuaram em produção como Cagivas, e a divisão de motocicleta off-road foi melhorada e expandida, até produzir sua própria série WMX de Motocross. Em 1983, a Cagiva também usou motores de quatro tempos, com 350 e 1000cc, fornecidos pela Ducati. A combinação foi tão boa que a Cagiva comprou a Ducati em 1985, mantendo a marca Ducati, que era mais reconhecida fora da Itália. A produção de motocicletas da Ducati continuou na região da Bolonha.

A Cagiva continuou com aquisições estratégicas, como a Moto Morini em 1985, a  Husqvarna e a MV Agusta em 1991. Em 1996, a Cagiva aceitou a oferta feita pela Texas Pacific Group e vendeu a Ducati e a Moto Morini. Em 1999, em uma reestruturação, a MV Agusta Motor tornou-se a principal marca do grupo, que manteve a produção da Cagiva e a Husqvarna.

A empresa iniciou a exportação de motocicletas para os Estados Unidos, com a Bultaco Pursang, por se um modelo que poderia participar praticamente de qualquer tipo de competição off-road baseada em velocidade. Inicialmente seu motor tinha 250cc, mas durante sua fabricação, ela ganhou motores de 125, 360 e 370cc. A Bultaco Astro, também foi utilizada nas provas da AMA - American Motorcyclist Association, por grandes pilotos como Gene Romero, Kenny Roberts, Jay Springsteen e centenas de outras concorrentes de primeira classe.

 

Suas motocicletas foram exportadas para todo o mundo, mas seu maior mercado sempre foram os Estados Unidos, pois os preços praticados, permitiam que corredores aspirantes comprassem motocicletas competitivas sem que fossem necessárias grandes modificações. Isso ocorria porque os motores e transmissões Bultaco eram universalmente intercambiáveis ​​entre todos os modelos e como a empresa produziu cilindros, pistões, anéis e cabeçotes para todos os tipos de motores, as peças extras para reposição não eram necessárias como em outras marcas.

 

Devido à agitação industrial e às pressões do mercado, a produção da Bultaco foi interrompida em 1979. A fábrica retomou as atividades em 1980, mas não conseguiu se manter e fechou definitivamente em 1983. Em 1998, os direitos do nome Bultaco foram adquiridos por Marc Tessier, que o utilizou para impulsionar o lançamento de uma série de motocicletas para sua empresa, a Sherco Moto S.A.R.L. Em 2000, as motos passaram a ser chamadas de 'Sherco by Bultaco', e em 2001 o nome Bultaco foi abandonado por completo. A marca nos EUA é agora propriedade da HDW Enterprises, empresa de um especialista em peças e reparos para Bultacos vintage.

 

Uma nova série de motocicletas elétricas ostentando o nome Bultacos foi anunciada em meados de 2014 e suas vendas começaram em 2015. Desde então, a Bultaco produz essas motos em Barcelona, ​​na Espanha, no mesmo lugar da fábrica original de 1958.

Claudio Castiglioni.jpg
bottom of page