CALTHORPE MOTOR COMPANY
Fundação:1905 - Birmingham, Inglaterra
Fundador: George William Hands
Último Proprietário: DMW Motorcycle
Última sede: Birmingham, Inglaterra - Encerrada em 1938
Site: http://www.calthorpe.info/
A Calthorpe Motor Company foi uma fabricante de motocicletas e automóveis, fundada por George William Hands, em Bordesley Green, Birmingham, Inglaterra, e esteve em operação entre 1905 e 1938. George, nasceu na América, mas era filho de uma família britânica. Seu pai, John Hands, era mecânico de motores, o que influenciaria a carreira do filho. No final da década de 1890, George retornou para a Inglaterra, se estabelecendo na cidade de Birmingham, e em 1895, fundou a Bard Cycles Company, para produzir bicicletas.
A empresa não foi bem-sucedida, e em 1899 a maior parte do capital de giro havia sido transformada em bicicletas estocadas que não haviam sido vendidas. Como consequência, a empresa foi encerrada. Em 1905, George voltou aos negócios com uma marca que chamou de Calthorpe, que vendia três marcas de bicicletas, a Minstrel, a Rea, nome que se referia a um rio local perto da fábrica.
Os nomes Minstrel e Rea são significativos na história da Calthorpe, pois embora esse fosse o nome do negócio, a empresa se chamava Minstrel e Rea Cycle Company, e seguiu assim, até 1938. Conta a história, que Calthorpe, era o sobrenome de um grande proprietário de terras em Birmingham, que teria ajudado a financiar a a Bard Cycles Company.
A nova empresa de desenvolvia muito bem, e pouco tempo após sua inauguração, já estava produzindo 200 bicicletas por semana, com qualidade superior a de seus concorrentes.
Em 1909, a Calthorpe anunciou a fabricação de sua primeira motocicleta. Era uma máquina robusta alimentada pelo motor monocilíndrico White e Poppe de 3 1/2 HP, que pouco tempo depois foi substituído por um motor Calthorpe. O negócio prosperou produzindo uma boa variedade de modelos a partir de 1910, ano que a empresa passou a participar, sem resultados muito expressivos, de competições esportivas. Sua primeira grande realização aconteceu em 1914 quando venceu prova de subida da montanha Snowdon no País de Gales.
Em 1915, surgiu uma série bem-sucedida com modelos equipados por motores Pearson e Coles de dois tempos, e motores JAP de quatro tempos. A produção foi interrompida em 1917 durante a primeira guerra mundial, mas reiniciada em 1919 com poucas mudanças até 1924. Durante a guerra, as fábricas de Calthorpe foram entregues para a produção de granadas de mão, utilizada pelos aliados da Inglaterra. Embora isso tenha interrompido temporariamente a produção de motocicletas, foi um excelente evento para as finanças da Calthorpe.
Em 1925 a empresa produziu seu primeiro motor interno, OHV de 350cc muito eficaz, que embora tenha causado sérias dúvidas nos diretores da empresa, se mostrou extremamente eficiente e foi muito bem recebido pelos consumidores. bem-sucedido, e acabou por substituir outros motores que a empresa utilizava, como Villiers, JAP e Blackburne. Em 1927, ele ganhou uma versão de 500cc. Infelizmente seu desenvolvimento parece ter sido apressado, provavelmente em resposta às vitórias da Velocette nas competições europeias. O que sucedeu, foi que seu desempenho na estrada não era melhor que o do antigo 350cc. Pouquíssimas unidades com esse motor foram fabricadas e ele logo foi tirado de linha.
Em 1930, os motores de 350cc apareceram com um novo layout. Em 1932 uma versão com 500cc foi apresentada e em 1934 foi a vez da versão de 250cc. Dessa vez, toda a família de motores Calthorpe, era eficiente e bem projetada, porém as finanças da empresa não estavam boas, e as vendas estavam aquém das expectativas, Fato que se repetiu até 1937, quando a situação se tornou absolutamente crítica. Curiosamente o esquema de cores utilizados pela empresa, parece ter contribuído com a queda das vendas. Nessa época foram lançadas motos nas cores marfim, vermelho e em verde, que não agradaram aos consumidores.
A Calthorpe não tinha fundos para desenvolver novos modelos em um momento onde a concorrência era bastante forte. Contribuindo com a situação ruim, suas motos passaram a ser conhecidas pela fragilidade do rolamento principal, que não raramente, era destruído. Embora os administradores e engenheiros tenham trabalhado arduamente para correção dos problemas, os esforços não foram suficientes e a empresa foi liquidada no final de 1938.
Os gabaritos, peças de reposição e direitos sobre o nome Calthorpe foram comprados por Bruce Douglas de Bristol que tinha planos de retomar a produção, mas o início da segunda grande guerra atrapalhou seus planos. Com o fim dos conflitos, o nome foi vendido novamente para Harold Nock, da DMW, mas não voltou a ser utilizado. Assim foi o fim da marca Calthorpe. Seu fundador, George Hands, havia se aposentado do negócio de carros e motocicletas nos anos 20 e voltou sua atenção para o desenvolvimento de hotéis e cavalos de corrida.





