top of page

CLYNO ENGINEERING COMPANY

Fundação:1909 - Thrapston, Kettering, Reino Unido

Fundador: Frank e Ailwyn Smith

Último Proprietário: Clyno Company Ltd

Última sede: Wolverhampton, Reino Unido

SiteNão há

 

A Clyno Engineering Company Ltd, foi uma fabricante inglesa de motos e carros que operou em Thrapston de 1909 a 1910 e em seguida em Wolverhampton de 1910 a 1929 e produziram mais de 15.000 motocicletas e 35.000 carros. Ela foi fundada em 1909 pelos primos Frank e Ailwyn Smith. O nome veio da máquina utilizada para fazer as polias para as correias, que se chamava “Clined” (inclinadora). Em 1910 mudaram a fabrica para Wolverhampton. Era um prédio que pertencia aos irmãos Stevens que fornecim os motores para a Clyno, mas entraram liquidação voluntária, o que os obrigou a vender suas instalações. A compra foi concluída e a empresa transferida, em 15 de outubro de 1910.

 

A partir dessa dara, a empresa começou participar de todas as exposições que podia, atraindo a atenção dos consumidores, e gerou negócios acima de sua capacidade de produção. Em 1912, a empresa adquiriu uma nova fábrica do outro lado da rua, que por sorte, estava desocupada, o que lhe permitiu de maneira fácil, expandir a produção e atender a demanda.

 

Curiosamente, o sucesso da empresa acabou trazendo um problema. Com a constante pressão para inovar seus produtos e continuar a participar das exposições a Clyno acabou indo além dos seus meios financeiros, e em 1913, decidiram por produzir uma motocicleta de 250cc com um preço mais acessível ao público em geral.Mais uma vez a empresa acertou a mão e as vendas foram um sucesso.

 

 

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL [EDITAR]

Como ocorreu com outros fabricantes, a primeira guerra mundial foi uma época de prosperidade para a Clyno, que em parceria com a Vickers criou uma moto com fixação para metralhadora que agradou o exercito, e como resultado, um enorme numero de exemplares foi vendido, tanto que em 1918 foram vendidas 1.790 motocicletas para as forças armadas britânicas, 1.150 para consumidores e 642 foram exportadas, incluindo 478 para França. A Clyno também assinou um acordo com a Comissão de guerra russa para abastecer seu exército.

 

Em 1916, a relação entre Frank e Ailwyn tornou-se tensa, e em junho daquele ano, Ailwyn dividiu a companhia. A Clyno continuou a fornecer motos para o esforço de guerra, e forneceu tambem as unidades móveis de metralhadora, munição e motores de aeronaves. A empresa também desenhou uma moto nova, a "Spring 8", que tinha uma velocidade máxima de 50 km/h.

 

Após a guerra, a indústria da motocicleta entrou em colapso e o gerente de produção Henry Meadows, deixou a Clyno para fundar sua propria empresa. Além disso, um grande número de motos foram vendidas pelo exercito com preços extremamente inferiores aos praticados pela Clyno. Como se não fosse suficiente, o pós guerra trouxe uma grande escasses de material, o que elevou o preço de construção das motos e OS Russos não conseguiram pagar as motos que haviam recebido para uso na guerra. A união desses problemas, levou a liquidação da empresa em 1920.

 

 

RENASCIMENTO E UM NOVO NEGÓCIO

Em 1922 Frank Smith decidiu ressuscitar a empresa. Tornou-se diretor-gerente, enquanto seu pai, William era presidente. Frank decidiu se concentrar mais na produção de automóveis e apesar de produção da motocicleta continuar paralelamente à produção de automóveis, ela só duraria até 1923.  

 

A Clyno apresentou seu primeiro carro na mostra de motores de 1922 e entre 1923 e 1924, suas vendas aumentaram 770% e com o lançamento dos modelos populares como o saloon 'Weymann' e o 'Royal 2' tourer, e cresceu mais 210% entre 1925 e 1926, quando sua linha produzia 350 carros por semana, funcionando dia e noite.

 

Com isso, a Clyno se tornou a terceira maior fabricante de automóveis do país, atrás de Austin e Morris, e eles decidiram expandir sua operação abrindo uma nova fábrica em Bushbury. 

Logo Clyno PNG
bottom of page