top of page

CYCLONE

Nome da empresa: Joerns Motor Manufacturing company

Fundação:1912 - Minnesota - EUA

Última sede: Minnesota - EUA - Encerrada em 1917

A Cyclone foi uma motocicleta fabricada pela “Joerns Motor Manufacturing Company”, localizada em St. Paul, Minnesota, entre 1912 e 1917. Embora tenha uma história bastante curta, a fabricante deixou a sua marca nos circuitos de asfalto e de terra, conquistando muitos títulos desde o seu lançamento. Um dos seus maiores feitos, ocorreu em 1914 quando venceu a Excelsior, que naquele momento era recordista, na prova de 1 milha (1,6 km).

 

Esse fato foi muito comemorado pela fábrica e impulsionou suas vendas. No ano de 2015, uma motocicleta Cyclone, modelo 1915, que pertenceu ao ator e piloto Steve McQueen foi vendida por US$ 852.000. O que mais se destacava na moto era seu motor, que foi projetado pelo engenheiro Andrew Strand. Tratava-se de um V-Twin, a 45º com 996cc, que gerava impressionantes 45cv de potência. Os cabeçotes eram impulsionados por um eixo vertical com engrenagem chanfrada, e a cabeça do cilindro tinha uma câmara de combustão hemisférica.

 

Era uma máquina muito bonita, com aspecto de “nervosa” e que atingia 115 mph (184 kmh).  A Joerns Motor Co. a vendia por $ 350,00, e na maioria das vezes, elam pintadas de amarelo canário. O fim da Cyclone veio em 1917, quando o Joerns Motor Co. decidiu que por não poder competir em preço com a concorrência, encerraria a produção dessa maravilhosa motocicleta.

Logo Cyclone PNG
bottom of page