DKW - Dampf Kraft Wagen
Fundação:1906 - Zschopau, Germany
Fundador: Jørgen Skafte Rasmussen
Último Proprietário: DKW
Última sede: Ingolstadt, Germany - Encerrada em 1969
Site: Não há
DKW (Dampf-Kraft-Wagen ou Carro Movido a Vapor) é uma marca de Zschopau, Saxony, Alemanha, fundada em 1906, pelo engenheiro dinamarquês Jorgen Skafte Rasmussen, para produzir acessórios de vapor. . Naquele ano, ele tentou produzir um carro movido a vapor, chamado de DKW, mas não obteve sucesso. Aproveitando o momento, decidiu fazer um motor de brinquedo de dois tempos, em 1919, chamado Des Knaben Wunsch - "O Desejo do Menino", e colocou uma versão ligeiramente modificada deste motor em uma motocicleta que chamou de Das Kleine Wunder [2] - "A Pequena Maravilha". Este foi o início da marca DKW: na década de 1930, DKW era maior fabricante de motocicletas do mundo.
Durante o final dos anos 1920 e 1930, A DKW era maior fabricante de motocicletas do mundo. Em 1931, Ing Zoller começou a construir split-individuais e este conceito faz com que a marca dominasse as classes de competição leve e júnior entre as guerras, incluindo eventos off road internacionais, onde marcou alguns consideráveis sucessos ao lado Bavarian Motor Works. A empresa também teve algum sucesso com motos de corrida mais potentes.
O ramo da motocicleta produzida modelos famosos, como o RT 125 pré e pós-Segunda Guerra Mundial, e depois da guerra com a produção na fábrica original na RDA se tornando MZ com motores de 175, 250 e 350cc. Como reparações de guerra, os desenhos de concepção do RT125 foram dadas a Harley-Davidson nos Estados Unidos e a BSA no Reino Unido.
A versão Harley-Davidson era conhecido como o Hummer, enquanto BSA usou-os para a Bantam. Modelos posteriores, continuaram a serem produzidos até 1990, quando a economia decretava o fim da produção de motos dois tempos. Outros fabricantes copiaram o design do DKW, oficialmente ou não. Isto pode ser visto na semelhança de muitas motocicletas pequenas de dois tempos da década de 1950, incluindo a da Yamaha, Voskhod, Maserati e polonês WSK.



















