top of page

DOUGLAS MOTORCYCLE

Fundação: 1907, Bristol, Inglaterra, Reino Unido.
Fundador: William Douglas e Edwin Douglas.
Último Proprietário: Westinghouse Brake and Signal Company Ltd.
Última Sede: Kingswood, Bristol, Inglaterra, Reino Unido.
Website: A empresa está inativa e não possui website.

 

A Douglas Motorcycle, fabricou motocicletas na Inglaterra entre 1907 e 1957. Sua base ficava em Kingswood, Bristol. Os irmãos William e Edwin Douglas fundaram a empresa, com nome de Douglas Engineering Company, no ano de 1882, como uma ferraria que posteriormente evoluiu para fundição. Joseph F. Barter Luz Motors Ltd, um fabricante de motores, foi um dos clientes da Douglas. Ele desenvolveu e comercializou uma “bicicleta motorizada” entre 1902 e 1907. Com sua falência, a Douglas assumiu o direito de fabricação e passou a produzir motocicletas em 1907. Iniciaram com uma versão de 350cc e até 2011, evoluiu significativamente em relação ao projeto inicial de Luz, criando um produto confiável e uma excelente reputação

 

Durante a I Guerra Mundial, a empresa entregou cerca de 70.000 motocicletas para uso militar. Na década de 1920 Douglas conseguiu uma autorização real para o fornecimento de motocicletas para os príncipes, Albert e Henry. Motocicletas Douglas também se tornaram populares em pistas de terra. O modelo 1923 RA com freios a disco, obteve resultados tão impressionantes que a Douglas decidiu construir modelos específicos para pistas de terra. Estes projetos foram gradualmente aumentados de tamanho e potência com 500cc e 600cc até o início dos anos 1930. Porém, como outras empresas da época, eles estavam lutando, e tentando diversificar para outros modos de transporte, com intuito de sobreviverem, mas em 1935 foram assumidas pelo BAC, Bond Aircraft and Engineering Company.

 

A produção exclusiva de motocicleta continuou até a Segunda Guerra Mundial, quando a empresa começou a fabricar geradores como produto secundário. Em 1948, não muito tempo depois da guerra, a Douglas estava em dificuldades de novo e reduziu a sua saída exclusivamente para o modelo 350cc, conhecido como T35, uma das primeiras motocicletas de produção a serem equipadas com suspensão traseira (braço oscilante) único em forma spinging ou barra de torção longitudinal. O modelo 1955, de 350cc, batizado de Douglas Dragonfly, foi o último modelo produzido. Em 1957 a empresa encerrou suas atividades.

 

Em 1923, Doze motocicletas Douglas foram inseridas na corrida da Ilha de Man TT, nas categorias Júnior e Senior, e outros três estavam na categoria Sidecar, isso trouxe os primeiros prêmios de competição para a marca inglesa. Outro feito notável foi realizado por Percy Flook em uma máquina de 2,75 hp, percorrendo 430 milhas (690 km) com média de 43 mph (69 km/h). Também em 1923, Jim Whalley ganhou a corrida espanhola de 12 horas e Alec Bennett ganhou a corrida de Welsh TT, ambos sobre motos Douglas. Rudolph Runtsch, com pouco mais de vinte anos, ganhou em 1929 o Austrian TT e em 1950, a Douglas bateu todas as Velocettes, Norton, BSA e outras estrelas, nas pistas de terra, o que deu a marca, um curriculum invejável.

 

O sucesso e relevância da Douglas era tão grande, que nos Estados Unidos, a Indiana e a Harley Davidson usaram o layout da Douglas. A semelhança, considerando a Harley, pode ser vista em seu modelo W de 1919 até 1923. Vários outros fabricantes alemães, também começaram a fazer motocicletas com o layout Douglas. A própria BMW, quando desenvolveu seu motor flat-duplo M2B15 disponíveis em 1920, o fez a partir da engenharia reversa de um motor de motocicleta Douglas. Uma história de sucesso que deixou saudades.

Douglas logo PNG
bottom of page