
DRESCH ET CIE
Fundação: 1923, Paris, Île-de-France, França.
Fundador: Henri Dresch.
Último Proprietário: Henri Dresch (empresa encerrada na década de 1950).
Última Sede: Paris, Île-de-France, França.
Website: A empresa está inativa e não possui website.
A “Dresch et Cie” (1920-1949) foi uma das fabricantes de motocicletas mais importantes da França, entre 1920 e 1949, período em que esteve ativa. Foi fundada em Étampes, na França, pelo excêntrico multi-milionário franco-argelino Henri Dresch, cujos outros interesses comerciais incluiam um hotel spa de luxo e varias industrias.
MOTORES
As motos monocilíndricas de dois tempos, variavam de 98cc a 246cc, e foram produzidas tambem, motos luxuosas de quatro cilindros com 750cc. Dresch usou motores de vários fornecedores, incluindo Aubier Dunne, Chaise, JAP, MAG, Stainless e Train. Em 1930, produziu um modelo 498cc semelhante aos modelos Britanicos da Sunbeam.
SUCESSO E FIM
A Dresch chegou a produzir até 10.000 motos por ano, e seu sucesso fez com que ela comprasse outras empresas de motocicletas, como a “Le Grimpeur” em 1926, e a Everest e em 1928. Sua estratégia era vender veículos de boa qualidade e de baixo custo. A empresa construiu motocicletas para a polícia de Paris e durante sua história, passou por inúmeras reestruturações e mudanças de nomes como “Generals Motor Cycles” em 1929, “Dresch-Macam” e “DFR-Macam” em 1932 e, finalmente, “SA Dreschmotor”.
A produção terminou em 1939 depois que a fábrica foi destruída, devido à Segunda Guerra Mundial. Houve uma tentativa de renascimento com o lançamento do modelos "Baltimore" de 350cc em 1948, mas a empresa não obteve o sucesso experado e passou apenas a produzir peças para as motos já existentes. Infelizmente, as pré-encomendas foram insuficientes e a produção foi interrompida.



