
Excelsior Motor Company
Nome na fundação: Excelsior Supply Company (originalmente).
Data da Fundação: 1874.
Local da Fundação: Coventry, West Midlands, Inglaterra, Reino Unido.
Nome do Fundador: Bayliss, Thomas and Co. (fundadores não especificados individualmente).
Último Proprietário: A Excelsior Motor Company encerrou suas operações em 1965, sem um proprietário atual.
Última Sede: Birmingham, West Midlands, Inglaterra, Reino Unido.
Website: A empresa está inativa e não possui website.
A Excelsior, que teve sua sede em Coventry, foi uma grande fabricante britânica de motocicletas e carros, e a primeira fabricante de motocicletas na Grã-Bretanha, iniciando sua produção em 1896. Mas antes dos motores e desde 1874, a empresa fabricava bicicletas sob a marca Bayliss, Thomas e Co, que mais tarde se transformariam nas bicicletas Excelsior e Eureka, porém, o nome da empresa só passou a ser Excelsior Motor Co. em 1910.
No inicio da fabricação de motos, eles não produziam seus próprios motores, usando para tanto, os das fabricantes Minerva, De Dion, MMC e Condor.
Em 1914, se uniram a JAP, que já produzia um motor Twin, e fizeram um acordo para abastecer o governo imperial russo com motocicletas, Tudo ia bem para os negócios, mas com o término da revolução, a Excelsior amargou com um estoque gigantesco e baixa demanda no próprio Reino Unido.
A família Walker (pai Reginald e seu filho Eric) assumiu a empresa em 1919, depois da Primeira Guerra Mundial. Eles já eram donos da R Walker & Sons de Tyseley, Birmingham, que originalmente fabricava lâmpadas de navios, mas naquele mesmo ano havia diversificado sua produção, fabricando motocicletas sob o nome Monarch, que eram vendidas em lojas de departamento de Londres. Reginald decidiu pela fusão das duas empresas, mantendo o nome Excelsior Motor Company Ltd.
A produção mudou-se para Birmingham, e iniciou a produção de uma gama de motocicletas de 98 a 1.000 cc, alimentadas por motores JAP, Blackburne e Villiers e Condor. A nova empresa direcionou mais esforço para competições e corridas no intuito de promover a marca. E para evitar confusões com um fabricante americano do mesmo nome, eles se entitulavam "British Excelsior", e conquistaram fãs por todo o mundo.
Seu primeiro grande sucesso no mundo das corridas veio em 1929, quando venceram diversas competições nas categorias de motos leves, mas a comemoração durou pouco tempo, com a chegada da Grande Depressão, despedaçando as finanças da empresa.
Tentando buscar alternativas, a Excelsior contrata um novo engenheiro para projetar um motor de corrida de 4 válvulas, que ficou conhecido como “Maravilha Mecânica” e ganhou o TT de 1933 logo em seu lançamento e assim se manteve até o final de 1934 quando foi aposentado por conta de sua complexidade e consequente dificuldade de manutenção. Mas a correção foi feita quando em 1935 a empresa lança sua máquina mais incrível, a Excelsior Manxman.
O Manxman competiu pela primeira vez na corrida na Ilha de Man de 1935, ainda na categoria leve, mas não obteve o resultado que a empresa esperava, mas em 1936 eles reavaliaram o projeto, passando o motor de 2 para 4 válvulas e participaram em 1937 nas categorias de 250 e 350cc.
A partir de então, nos anos de 1938 e 1939 a empresa tentou ajustar sua máquina para que o desempenho fosse superior ao de sus oponentes, mas ela não chegou a atingir os resultados que eram esperados em pistas. Ficando em segundo lugar nos anos de 1936, 1937 e 1938 e em terceiro no ano de 1939. Talvez seu maior sucesso foi ganhar o GP da Europa em frente a 200.000 pessoas em Chemnitz na Alemanha em 1936.
Durante a segunda guerra mundial, a Excelsior produziu a Welbike (Corgi) de 98cc, para o exército. Era uma motocicleta desmontável entregue em um case com paraquedas, destinada a ser usada por paraquedistas para um movimento rápido em um campo de batalha.
Mas a empresa não estava indo bem após a Segunda Guerra Mundial, pois as máquinas mais luxuosas foram substituídas por motores baratos e práticos para o deslocamento diário. Mesmo assim, a empresa usou um motor Villiers para fazer a Viking 250cc que foi produzida por muitos anos, até que em 1949 eles usaram seu próprio motor para a “Talisman” de 328cc.
A Excelsior fabricou motocicletas até 1965, quando a Britax, uma empresa de acessórios para automóveis, comprou o nome e passou a produzir a Britax-Excelsior no final da década de 1970.








