
MOTOCICLI FONGRI DITTA FRATELLI GRIGNANI
Local da Fundação: Milão, Lombardia, Itália.
Nome do Fundador: Informação específica sobre o fundador não está amplamente documentada.
Último Proprietário: Fongri encerrou suas atividades e não tem um proprietário atual conhecido.
Última Sede: Milão, Lombardia, Itália.
Website: A empresa está inativa e não possui website.
AFongri indústria de motocicletas foi fundada em 1910 por Eugenio Grignani, um especialista técnico e fã de motocicletas de Torino, Itália, juntamente com um sócio acionista, Fontana, dessa parceria nasceu o nome (FONtana e GRIgnani). E no mesmo ano, já produziram e patentearam sua primeira motocicleta que prezava pela otimização do equilíbrio, ciclística perfeita, ausência de vibração durante a operação e estabilidade. Tinha motor de dois cilindros e quatro tempos refrigerado a ar.
A primeira guerra mundial interrompeu a produção da Fongri, mas com o seu fim, a fábrica voltou à ativa ao mesmo tempo que Fontana foi desligado da empresa que passou a se chamar "Motocicli Fongri Ditta Fratelli Grignani", pois Vittorio e Luigi Grignani, irmãos de Eugênio, entraram para a empresa. Como marca da mudança, a Fongri adotou um novo logotipo onde se via um felinoe com os cilindros de um motor entre seus dentes.
Ao longo dos anos, muitos modelos foram produzidos, incluindo uma versão especial, que foi usado exclusivamente para a competição de velocidade, construída em número muito limitado. Isso seria o começo em várias competições. Inicialmente Victor Grignani e outros "amadores", pilotaram as motos e mais tarde, elas foram conduzidas por pilotos que escreveram o nome Fongri na história das corridas de velocidade.


