top of page

GILERA MOTO

Nome na Inauguração: Gilera
Data de Fundação: 1909
Local de Fundação: Arcore, Lombardia, Itália
Fundador: Giuseppe Gilera (nascido em 1887 e falecido em 1971, faleceu aos 84 anos)
Último Proprietário: Piaggio & C. SpA
Sede Atual: Pontedera, Toscana, Itália
Website: www.gilera.com

 

A Gilera é uma fabricante de motocicleta italiana fundada em Arcore em 1909 por Giuseppe Gilera. Em 1969, a empresa foi comprada pela Piaggio, mas deixou uma grande marca na história das motocicletas. Em 1935, a Gilera adquiriu os direitos para produzir o motor de quatro cilindros da Rondine e os utilizou em suas motos de competição por quase quarenta anos. Desde então a Gilera desenvolveu uma gama de motos four-stroke, que variavam de 100 a 500cc. E foi um desses motores que impulsionou seu modelo mais famoso, o “Saturno” de 1939, que foi projetado por Giuseppe Salmaggi, inspirado no modelo pré guerra “VTEGS 500cc” de Otto Bulloni, mas com importantes inovações na ciclistiva, conforto e desempenho.

 

Em 1969, a Gilera tornasse parte do grupo Piaggio e dessa época até 1992 a marca se ausentou das competições. Em 1993 a famosa fábrica de Arcore foi fechada e a produção passou para Pontedera, onde até os dias atuais, a Piaggio ainda fabrica suas pequenas motos com o mesmo charme dos tempos de sua glória.

HISTÓRIA DA CORRIDA

Após a segunda guerra mundial a Gilera dominava os Grand Prix, vencendo seis vezes em oito anos na categoria 500cc. Mas nessa mesma época a populariadade dos automóveis crescia e colocava em risco a operação da marca. Isso levou a a Gilera a fezer um acordo de cavalheiros com outros fabricantes italianos de motocicleta para que desistissem das corridas em prol da redução de custos e manutenção das marcas. E após a temporada de 1957, ela abandonava as pistas. Mas em 1963 com o reaquecimento das vendas a marca retomava seu espirito competitivo e com avanços tecnológicos, se tornou extremamente competitiva.

GILERA NOS TEMPOS ATUAIS

Enfrentando altos e baixos e sendo adquirida pela Piaggio em 1969, a marca se mantem até os dias atuais no mercado, com motos de baixa potência, mas de excelente desempenho e com isso mantem seu público ainda fiel.

Giuseppe Gilera PNG
bottom of page