top of page

HRD MOTOR LTD

Nome na Inauguração: HRD Motorcycles Ltd - posteriormente conhecida como Vincent HRD
Data de Fundação: 1924
Local de Fundação: Stevenage, Hertfordshire, Inglaterra
Fundador: Howard Raymond Davies (nascido em 1895 e falecido em 1973, faleceu aos 78 anos)
Encerramento: 1955 (como Vincent HRD)
Último Proprietário: Philip Vincent
Sede Atual: Empresa inativa, última sede em Stevenage, Hertfordshire, Inglaterra
Website: Não possui website, empresa inativa

 

A HRD Motors Ltd foi uma fabricante de motocicleta britânica da década de 1920. Foi fundada por Howard Raymond Davies, que alem de trabalhar na industria das motocicletas, tambem era motociclista e piloto de provas aos 20 anos de idade.

 

Como piloto ele deixou de completar algumas corridas por conta de falhas nas motos que usava, e Isso o inspirou a construir uma moto de desempenho confiável, usando o slogan publicitário "Construído por um piloto". Essa lógica inspirou outros fabricantes, como George Brough que fundou a Brough Superior.

Após a primeira guerra mundial, muitos fabricantes construíam suas motocicletas com partes de outros fornecedores. Davies seguiu essa linha, porem queria algo que se destacasse em termos de desempenho e qualidade, e procurou o que havia de melhor entre 1924 e 1928.

 

Talvez essa busca pela excelência tenha contribuído para a descapitalização da empresa, apesar da grande reputação que alcançara, Davies fez todo o possível para mante-la, porem seus esforços não geraram o resultado necessário e a HRD foi vendida a Okey, que logo em seguida vendeu o nome para Phil Vincent, um designer de motocicleta, que incorporou o nome à sua nova empresa, a Vincent HRD Company Ltd.

HISTÓRIA DE PRODUÇÃO HRD

Em 1924, as primeiras motocicletas HRD foram construídas, usando motores da JA Prestwich Industries Ltd (JAP), relação da Burman, garfos Webb, bancos da Renolds, bomba de óleo da Peregrine e carburadores da Binks. As motos tinham como mercado alvo os compradores mais abastados e interessados em componentes de qualidade e desempenho de esportivo. Nesse mesmo ano, foram apresentados os modelos:

Em 1925 Davies pilotou suas próprias motocicletas no “Isle of Man TT”, vencendo uma das provas para pilotos seniores e ficando em segundo lugar na dos pilotos juniores. Esse acontecimento fez com que a HRD brilhasse aos olhos dos consumidores e dos pilotos que buscavam máquinas cada vez melhores e a reputação da HRD cresceu imediatamente. Isso fez com que a empresa parecesse bem sucedida, mas infelizmente ela estava perdendo dinheiro. 

 

As primeiras instalações eram muito pequenas para atender a demanda que cresceu rapidamente, isso os obrigou a ampliarem o espaço em um momento que eles ainda não haviam levantado capital para isso. E os pedidos cresciam, sendo que um pequeno numero de motos era produzido, Em setembro daquele ano H. Le Vack estabeleceu um recorde de velocidade de 104,41 mph (168,03 km/h) em um HRD em Brooklands, isso fez os clientes correrem para comprar as motos e Davies acabou ficando em um impasse por não poder atender a demanda.

Em 1926 a competição nas provas de velocidade e desempenho foi muito maior. Os outros fabricantes haviam ficado mais rapidos e a HRD só conseguiu um quinto lugar, mesmo assim a gama de modelos foi ampliada, mas produção não atendia a demanda. Para complicar os negócios, greve geral infligiu graves danos financeiros aos negócios. Em 1927 Freddie Dixon conquistou o primeiro lugar no TT, mas apesar desta vitória, a situação financeira se agravou.

 

VENDIDO PARA VINCENT

Em janeiro de 1928, a companhia entrou em liquidação voluntária. Foi comprado por Ernest Humphries (de Okey motores), que vendeu o nome, ferramentas e padrões para Philip C Vincent, em maio de 1928. Vincent em seguida, formou o Vincent HRD.

Logo HRD PNG
Howard Davies JPEG
bottom of page