top of page

A origem das inovações automotivas

A tecnologia tem evoluído de forma impressionante em todos os setores da indústria e da informação. Nossos automóveis e motocicletas, por exemplo, se transformaram em maquinas confiáveis, confortáveis, seguras e conectadas, e ainda há muito mais por vir. Enquanto você estiver lendo esse post, engenheiros e designers estão em suas pranchetas, escrevendo um novo e inovador amanhã.

Chrysler Imperial 1951

Olhando para todo esse cenário, você deve se perguntar onde tudo começou. Será mesmo que todos esses dispositivos que fazem esses veículos brilharem nas ruas, são mesmo novidades da engenharia, ou apenas releituras de ideias que nasceram a muito tempo atrás?


A melhor forma de esclarecer essa questão é voltar na história e buscar quais as marcas e modelos que iniciaram essa revolução, e como aqui na Jack´s Garage, nós somos apaixonados pela história, fomos buscar essas informações para você.


Vamos começar pela facilidade de manobras. Quem já dirigiu um carro com direção mecânica sabe que a tarefa não é nada fácil. Os primeiros esboços da direção hidráulica, são datados de 1876 e atribuídos a um homem cujo sobrenome é Fitts e isso é basicamente tudo que se sabe sobre ele. Em 1903 um caminhão Columbia foi equipado com um motor elétrico que auxiliava o movimento de suas rodas dianteiras.


Em abril de 1900, que Robert E. Twyford patenteou o primeiro sistema de direção hidráulica nos Estados Unidos, mas foi em 1926 que Francis W. Davis da Pierce-Arrow, apresentou o primeiro projeto funcional. Ele teve uma breve passagem pela GM e depois assinou contrato com a Bendix, fabricante de auto peças. O primeiro automóvel de série com direção hidráulica foi o Chrysler Imperial de 1951, e o sistema foi batizado de “Hydraguide”.

Oldsmobile Toronado 1973

No quesito segurança, o Airbag é um dos itens mais utilizados nos carros atuais. Sua primeira patente, voltada a aviação, data de 1919 e foi registrada pelos dentistas ingleses Harold Round e Arthur Parrot. Mas seu uso para automóveis, assim como conhecemos, só foi patenteado em agosto de 1952, nos Estados Unidos, por John W. Hetrick.


Em 1971, a Ford produziu alguns carros experimentais que usavam airbags. A General Motors os instalou em alguns Chevrolet Impalas de 1973, apenas para uso do governo, mas foi o Oldsmobile Toronado de 1973, o primeiro carro com airbag vendido ao público comum.


Em 1941 o Packard 180 recebeu elevadores hidráulicos para erguer as janelas. Era o início de um dos sistemas mais simples e úteis que seriam introduzidos pela indústria automobilística. Infelizmente não sabemos ao certo quem foi o inventor, mas seguindo sua criação, a Ford Motor Company desenvolveu e instalou os primeiros vidros elétricos no Lincoln Custom 1941. Logo em seguida a Cadillac também os utilizou em sua série 75.


Seguindo a linha dos vidros, as travas elétricas das portas foram introduzidas no luxuoso Scripps-Booth 1914, mas não eram comuns até que Packard as reintroduziu em 1956. Em 1980, a Ford usou o sistema de abertura por teclado externo, em seguida o Nissan Maxima incluiu o fechamento das portas, janelas e do teto solar, pelo teclado externo.

Scripps-Booth 1914

A transmissão automática foi criada pelo Canadense Alfred Horner Munro em 1921 e patenteada em 1923, mas seu projeto não foi bem sucedido porque usava ar comprimido que não era eficiente. Em 1932 os brasileiros José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos criaram a primeira transmissão hidráulica. Eles venderam o protótipo para a GM que o apresentou sob o nome “Hydra-Matic” no Oldsmobile de 1940


Embora os carburadores habitem os sonhos dos apaixonados pelos motores a combustão, não há como negar as vantagens da injeção eletrônica de combustível. A Bosch apresentou o sistema para o mercado sob o nome de “Jetronic”, e ele apareceu pela primeira vez no Volkswagen 1600 de 1967. Seu papel principal era aumentar a potência do motor, reduzir as emissões de gases e tornar o carro mais económico.


E para finalizar, temos dois dispositivos voltados ao prazer de dirigir. Primeiro, o teto solar, que foi instalado pela primeira vez em um modelo Nash de 1937. E para encerrar, não poderíamos deixar de citar o sistema de som.

As primeiras tentativas frustradas de levar som para carros, aconteceram nos anos de 1950 e eram baseadas em discos de vinil. Em 1965 a Ford e a Motorola lançaram um toca fitas de 8 vias, que foram instalados nos Fords de 1966.


E esses foram os pioneiros de todo o momento tecnológico, vivido por essa indústria que não para de nos surpreender.

Comments


bottom of page