top of page

Origem da Nascar

Para conhecer a origem da Nascar, vamos voltar no tempo, até a primeira guerra mundial que devastou os países europeus ao ponto de comprometer a maior parte de sua produção agrícola e fabril. Como consequência eles precisaram recorrer a importação de produtos para sustentação da população, e encontraram esses recursos nos Estados Unidos, que haviam lucrado com exportação de produtos para os países aliados. Com isso a produção americana entre 1918 e 1928 cresceu exponencialmente e o país prosperava e enriquecia a passos largos.

Origem da Nascar
Lei seca americana dos anos 20

Porém, com o passar do tempo, os países europeus se reestruturaram e passaram a depender cada vez menos dos Estados Unidos, com a retração do consumo, empresas que tinham ações superestimadas na bolsa de valores de Nova York, perderam valor quando se depararam com ofertas muito superiores às demandas e investidores que após perderem grandes quantias financeiras, iniciaram uma corrida para vender suas ações, gerando em outubro de 1929 o que foi chamada de "Grande Depressão", e tratada até hoje como a maior crise econômica do século XX.


Muitos perderam tudo que tinham, e o desemprego atingiu níveis nunca antes vistos e as fonte de renda estavam cada vez mais escassas. Enquanto tudo isso acontecia, também estava em vigor, desde 1920 a lei seca, que proibia a fabricação, transporte e comercialização de bebidas alcoólicas em todo o território americano. essas duas situações deram origem a grupos que, para sobreviverem, passaram a produzir e vender whiskie, ilegalmente, e esse fato auxiliaria a criação de uma das competições mais apreciadas do automobilismo. A Nascar.


Para comercializarem suas bebidas, os fabricantes e distribuidores ilegais, precisavam transportá-la por longos trechos de estrada, e sem que a polícia conseguisse pará-los. Para isso, os "pilotos" reduziam ao máximo o peso dos carros, tirando tudo que não fosse absolutamente necessário, eles também mexiam nos motores, câmbio e suspensão para tornarem os carros mais ágeis e adaptáveis a qualquer terreno, porque para minimizar a possibilidade de serem pegos, eles viajavam a noite, por estradas alternativas e pasmem, muitas vezes, com os faróis apagados.

Origem da Nascar

Isso acontecia principalmente na região dos apalaches no Alabama, e sempre durante a noite, sob a luz do luar, por isso as corridas foram chamadas de "Moonshines" e os pilotos de "Running Shines". Com a revogação da lei, em 1933, as coisas deveriam ter melhorado, mas buscando a recuperação econômica, os Estados Unidos impuseram impostos muito altos para as bebidas, e isso estimulou a continuidade da pratica ilegal, pois os fabricantes queriam aumentar os seus lucros.


Os carros começaram a melhorar cada vez mais. Performance e competitividade tomaram o espirito dos pilotos, que passaram a correr entre si em provas que testavam os limites dos seus carros. A pratica despertou tanta atenção, que em pouco tempo virou uma competição com direito a grandes apostas nos pilotos e nas suas equipes. Ainda de forma amadora, os pilotos investiram cada vez mais em seus carros, e a vontade de vencer, passou a fazer parte de suas rotinas, passando, em alguns casos, a se tornar suas profissões.


Em 8 de marco de 1936, um grupo desses pilotos se reuniu em Daytona Beach, na Flórida, para competirem entre si, com intuito de revelar quem era o melhor preparador e o melhor piloto. duas "pistas" paralelas foram traçadas na areia e unidas por curvas feitas com profundos sulcos para conter os carros e impedi-los de capotar. Dos 27 veículos que iniciaram a corrida, apenas 10 chegaram e 6 eram Fords. O evento que estava programado para ter 250 milhas (400 km) acabou com apenas 10 (16 km) e Milt Marion, foi declarado vencedor.

Origem da Nascar, Willian France
William Bill France fundador da Nascar

Nessa corrida também estava Bill France, que viu potencial na competição e criou a "National Championship Stock Car Circuit", ou NCSCC, anunciando um prêmio de mil dólares para o vencedor de uma série de aproximadamente 40 corridas que começaria em janeiro de 1947 em Daytona Beach e terminaria em dezembro do mesmo ano em Jacksonville. Todas as corridas excederam a capacidade de público e no final, France entregou o prêmio a Fonty Flock, que venceu 7 etapas das 24 de que participou.


Percebendo o potencial do negócio, France se reuniu com outros membros da NCSCC para discutir regras específicas para as corridas, nesse momento ele mudou o nome da associação para ""National Association for Stock Car Auto Racing" ou NASCAR, que teve sua fundação em 21 de fevereiro de 1948, e desde então atrai milhões de espectadores que como nós amam os motores. Hoje eles não são perseguidos pela polícia e nem tratados como "foras-da-lei", mas essa herança permanecerá gravada enquanto a competição existir.

Origem da Nascar
Nascar anos 1950

 
 
 

コメント


bottom of page